Informação com precisão

Março Mulher 2022: Prefeitura de Alagoinhas realiza agenda especial para celebrar o Dia 08 de Março

Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 80 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

Para celebrar o Dia 08 de Março, que marca as lutas e conquistas feministas ao redor do mundo, e quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social – em uma agenda integrada com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Procuradoria Especial da Mulher e Rede de Atendimento – preparou uma agenda especial, dedicada às mulheres do município. Com ações à altura da importância dessa data, o “Março Mulher: Por mais Autonomia e Proteção para Elas” tem na programação, lançamentos de campanhas, qualificação profissional, geração de renda, ações de prevenção à violência contra a mulher, divulgação da rede de atendimento, entre outros.

A agenda foi iniciada nesta quarta-feira (02), na Associação de Moradores do Buri, com a Semana de Combate ao Feminicídio (Lei Municipal Nº 2450/2018). Na ocasião, a “Caravana Mais Autonomia e Proteção para Elas” apresentou, à comunidade, os serviços ofertados pelas seguintes instituições: CRAS de Santa Terezinha, CadÚnico, Qualifica Alagoinhas, CRAM, Patrulha Maria da Penha, Ouvidoria para Elas e Casa de Acolhimento Provisório para Mulheres em Situação de Violência.

Marcaram presença a presidente do Conselho de Mulheres Renata Fortaleza, e as vereadoras Luma Oliveira e Juci Cardoso. A Caravana contou, ainda, com a participação da Secretaria de Politicas para Mulheres do Estado da Bahia, por meio das Unidades Móveis.

Nesta quinta-feira (03), ela estará no Centro Paroquial de Boa União e na Associação de Moradores deMiguel Velho, a partir das 9h.

Oficina de Defesa Pessoal e Oficina de Geração de Renda: confecções de velas aromáticas

Durante a Semana, as interessadas poderão se inscrever para a Oficina de Defesa Pessoal e a de Geração de Renda: confecções de velas aromáticas exclusiva para mulheres, que será realizada no CIAS – Centro Integrado de Assistência Social.

Dia Internacional da Mulher

No dia 08 março, às 8h30 da manhã, acontecerá no CIAS, o Workshop da Autonomia e Proteção para Elas: Lançamento de Campanhas.

Às 18h, acontecerá a Sessão Solene Março Mulher, na Câmara de Vereadores.

Seminário Diálogos de Combate e Enfrentamento à Violência Política

Em atendimento à Lei Nº 2.540/2021, que institui “O Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política Contra Mulheres”, ocorrerá, no dia 14 de março, o Seminário Diálogos de Combate e Enfrentamento à Violência Política, no CIAS.

Balanço dos Organismos Municipais de Atendimento à Mulher 2021

A SEMAS contemplou 1.868 (mil oitocentos e sessenta e oito) pessoas, por meio das ações ofertadas, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEDIM) e Rede de Atendimento à Mulher, além de mais 3.872 (três mil oitocentos e setenta e duas) mulheres pelo CRAM, 37 (trinta e sete) pela Casa de Acolhimento, 17 (dezessete) na Ouvidoria para Elas e 106 (cento e seis) no SOS para Elas. No total, 5.900 ( cinco mil e novecentas) pessoas foram alcançadas.
Somando-se a isso, no curso de 2021, 1.249 (mil duzentas e quarenta e nove) mulheres foram assistidas por meio da Patrulha Maria da Penha, números totalizados em 3.913 (três mil novecentos e treze) atendimentos.

Confira alguns momentos do primeiro dia da programação:

Fotos: Divulgação SEMAS

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom