Informação com precisão

Em média, 700 pessoas foram atendidas durante a 1a Feira Cidadã, realizada pela Prefeitura de Alagoinhas na Central de Abastecimento, em Alagoinhas

Uma manhã toda dedicada aos feirantes da Central de Abastecimento, com a oferta de diversos serviços focados na saúde e bem-estar dos mesmos; foi assim a 1a Feira Cidadã, realizada pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), que aconteceu neste sábado, 21 de maio.

O evento foi pensado e executado de modo a proporcionar aos trabalhadores do local, que somam 5 mil feirantes – 2.400 cadastrados e 2.600 não cadastrados – a sensação de acolhimento e valorização, conforme explicou a Coordenadora Social da SEMAG, Cristiane Nascimento. “Por conta do tipo de trabalho que exercem, muitas vezes esses feirantes ficam sem acessar os serviços de Saúde, por exemplo, então resolvemos trazer até a Central, com o apoio da SESAU, a equipe volante. A SEMAS também deu apoio com CadÚnico e cadastramento do Auxílio Brasil, além disso, muitos parceiros se juntaram a nós para oferecer, gratuitamente, atendimentos variados”.

Foto: Roberto Fonseca

Aline Souza vende frutas e salientou a importância da Feira Cidadã, sobretudo no quesito Saúde. “Tem muita gente que não consegue ir no posto e está podendo ser atendida agora”. Edmário de Santana Santos foi uma dessas pessoas. Ele tomou uma queda de bicicleta e, por falta de tempo, ainda não havia se consultado. “Trabalho praticamente todos os dias e já tem anos que não vou ao médico”.

 

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Os serviços disponibilizados foram: atendimento médico e odontológico, preventivo, vacinação, testagem de HIV, Hepatite e Sífilis; aferição de pressão e glicemia, orientação de saúde bucal, mapeamento de retina, fisioterapia, serviços de beleza (designer de sobrancelha, escovação e esmaltação), aula de maquiagem e raio-x da pele, limpeza de pele e maquiagem, barbearia, oficina para empreendedores (com certificado) e orientação psicológica, jurídica e para crédito pessoal.

A psicóloga e proprietária do Espaço Flor de Lótus Rhane Paula, junto com a Psicoterapeuta Holística Carol Nascimento e a fisioterapeuta Hemille Hora prestaram seus serviços gratuitamente, mostrando como as dimensões físico, emocional, psicológica e energética podem auxiliar no processo de bem-estar integral do ser. “Cada um desempenhando o olhar relativo a sua área atendeu a população de forma multidisciplinar propagando o ideal de saúde bio-psicossocial através de orientações técnicas de suas áreas. Estas ações auxiliam na disseminação de informações embasadas, desmitificando o processo de adoecimento e saúde à toda população”, declarou Rhane Paula.

Foto: Roberto Fonseca

 

Segundo Cristiane Nascimento, a Feira Cidadã foi projetada para dar conta da demanda social da Central de Abastecimento e elevar a autoestima dos feirantes. “Esse momento foi tratado com muito amor e carinho. Fui transferida da SEMAS para a SEMAG, justamente para fazer esse trabalho social. Aqui é uma cidade dentro de uma cidade”. Outro ponto destacado foi a aproximação do feirante com os órgãos da Prefeitura “que estão a serviço deles. Inclusive, muitos vieram agradecer ao prefeito Joaquim Neto e ao secretário Caboré pela sensibilidade”. Com essa finalidade, uma próxima ação está prevista para acontecer, dessa vez, na zona rural: a SEMAG itinerante.

No dia 02 de junho, a Unidade Móvel de Saúde estará novamente na Central de Abastecimento para dar continuidade aos atendimentos. O optometrista também está sendo agendado para uma nova data, diante da ampla demanda.

Secretaria de Assistência Social (SEMAS), Secretaria de Saúde (SESAU), SENAC, Patrulha Maria da Penha, Conselho de Mulheres, UNIRB, optometrista (Marcos Dutra), nutricionista, Mary Kay (Suzana Dória), Vitatalab, CETASS, psicóloga (Rhane Paula), psicoterapeuta (Carol Nascimento), Associação de Cabeleireiros Manicures e Pedicuros, Depiladores Esteticistas e Barbeiros de Alagoinhas e Região (ASBAR – Suely Campos), Projeto Elite Box, ASPBA, fisioterapeuta (Hemille Hora), Associação de Oncologia (Ana Lopes), serviço de mentoria (Tassia Santos), SMTT, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), Secretaria de Comunicação (SECOM) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) foram os parceiros da iniciativa, que beneficiou cerca de 700 pessoas.

Foto: Roberto Fonseca

 

A Central é Nossa

A 1a feira Cidadã faz parte do projeto a Central é Nossa. De acordo com o Diretor da Central de Abastecimento Clécio de Oliveira, a equipe da SEMAG realizou uma pesquisa prévia e identificou as maiores necessidades dos permissionários. “O feirante fica, de segunda a quinta, na lavoura e, no fim de semana, vem vender seus produtos na Central, então ficam sem tempo para se cuidar”.

Clécio ressaltou que melhorar a qualidade de vida e trabalho dos feirantes é uma das prioridades do gestão Joaquim Neto e falou a respeito da reforma do galpão de cereais e a construção do galpão de frutas, no valor de 7 milhões de reais. “A SEMAG fez o projeto e foi buscar os recursos junto ao Governo do Estado”.

Foto: Roberto Fonseca

O Diretor lembrou que uma outra ação social exitosa feita na Central foi a redução da exploração sexual infantil, conquistada com o fechamento dos bares à noite. “Praticamente eliminamos esse problema, com a ajuda da Guarda Civil Municipal e, em parceria com a SEMAS, estamos fazendo um trabalho para redirecionar ao abrigo municipal as pessoas em situação de rua que pernoitam na Central”.

Clécio Oliveiro ainda falou sobre um outro projeto que será executado em breve, com a SEMAS e a SEDUC, a Central Kids, “dedicando um local específico para os filhos dos feirantes”.

Confira alguns momentos da 1a Feira Cidadã:

Fotos: Roberto Fonseca

Fotos: Divulgação

  • Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 80 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3827 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.