Informação com precisão

Golpe do perfil falso e da clonagem do WhatsApp continuam fazendo vítimas em Alagoinhas; veja orientações

Na segunda-feira (23.5) uma moradora da cidade de Alagoinhas (BA) estava em casa, na Rua Renato Bittencourt, no bairro do Teresópolis, quando ao acessar seu WhatsApp, percebeu que o aplicativo não estava funcionando.

Em seguida, ela teria recebido ligações de amigos e amigas informando que uma pessoa estaria pedindo dinheiro emprestado via Pix se passando por ela. Após negar as pessoas próximas que não se tratava dela, vítima tomou conhecimento que seu aplicativo teria sido clonado.

A mulher está entre as dezenas de vítimas somente em Alagoinhas. Conforme informações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Alagoinhas) apuradas pelo Luciano Reis Notícias, diariamente são registradas ocorrências desse tipo de crime, intitulado “golpe do perfil falso no WhatsApp”.

Na unidade policial, a mulher contou que entrou em contato com sua operadora e foi informada que fizeram uma portabilidade de seu número outra. Ela negou ter trocado de operadora.

Foto: Ilustração

De acordo com a Polícia Civil, os golpistas costumam vincular a imagem de uma pessoa, geralmente retirada do próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais. Com isso, entram em contato com conhecidos da vítima, afirmando que trocaram de número e que precisam de dinheiro.

Para prevenir, a Polícia Civil recomenda que os usuários ajustem a visualização da imagem do WhatsApp apenas para contatos autorizados. “Fique atento a mensagens de conhecidos ou familiares solicitando depósito e/ou transferências bancárias (ainda mais se for em nome de terceiros) e desconfie de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes”, cita a PC em cartilha de prevenção a golpes diversos.

Conforme a Polícia Civil, os criminosos possuem diversas formas de obter o número de telefone das vítimas, mas o mais usual é que seja retirado de anúncios em plataformas de sites de compras ou anúncios públicos em redes sociais. Na sequência, o golpista se passa por funcionário da plataforma de anúncio e, sob o pretexto de corrigir uma duplicidade no anúncio com valores diferentes, ou mesmo ativar o anúncio, solicita à vítima para que informe seus dados pessoais (nome, RG, CPF, endereço) e um código de 6 dígitos que receberá no telefone.

Esse código, na verdade, é uma verificação do WhatsApp, ou seja, a partir do fornecimento dessa chave o golpista desviará o WhatsApp da vítima para o aplicativo dele. Nesse caso a vítima perde o acesso ao aplicativo de mensagens. A partir disso, o criminoso se passa pela vítima e, alegando algum problema na conta ou com cartão de crédito bloqueado, solicita dinheiro emprestado, se comprometendo a pagar no dia seguinte. O parente ou amigo da vítima, acreditando estar falando com a pessoa de sua confiança, acaba transferindo o dinheiro para a conta bancária informada, e assim se torna também vítima do golpe.

No primeiro golpe, do perfil falso, a Polícia aconselha que seja registrado um boletim de ocorrência e que seja denunciado o crime ao WhatsApp através do e-mail: suporte@whatsapp.com. Também é possível denunciar o número do golpe, clicar no campo “Dados do contato” e depois em “denunciar”. Além disso, é recomendado avisar familiares e conhecidos, caso seja percebido que estão utilizando seu nome para aplicar o golpe.

No caso da clonagem, para prevenir a pessoa deve habilitar a “confirmação em duas etapas” no aplicativo WhatsApp. Para isso, dentro do aplicativo clique em “configurações/ajustes” e depois clique em “conta”. Escolha a opção “confirmação em duas etapas” e habilite a senha de seis dígitos numéricos, que será solicitada eventualmente enquanto a pessoa utiliza o aplicativo. Isso impede que golpistas façam a clonagem do WhatsApp.

Caso a clonagem seja efetivada, o aconselhado é enviar um e-mail para: support@whatsapp.com pedindo a desativação temporária de conta do WhatsApp. “Posteriormente, após receber o e-mail do WhatsApp no prazo de 30 dias, configure-o novamente com o seu número de celular”, explica a PC. “Caso você receba uma mensagem de algum amigo ou parente solicitando empréstimo em dinheiro, ou depósito de algum valor em uma determinada conta, verifique com cautela a veracidade desta solicitação. E, caso seja verdade, antes de qualquer confirmação de depósito, verifique o destinatário (nome, CPF, agência bancária)”, alerta.

  • Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 80 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3827 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias.