Informação com precisão

Comissão da Câmara aprova projeto que libera propaganda de arma de fogo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (7) um projeto de lei que libera a propaganda de armas de fogo no país.

A publicidade de armas de fogo é proibida desde o início da vigência do Estatuto do Desarmamento, em 2003. A multa para produtores e comerciantes que descumprirem a determinação varia entre R$ 100 mil e R$ 300 mil. A lei só permite anúncios desta natureza em “publicações especializadas”.

O texto aprovado nesta terça-feira (7) é de autoria do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A proposta permite que produtores, comerciantes, exportadores e importadores de arma de fogo promovam anúncios publicitários em veículos de comunicação e redes sociais. A permissão é estendida a clubes e instrutores de tiros. O projeto não prevê regras para os anúncios.

Antes de ir ao Senado, a proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça da Câmara. Se houver o recurso, o texto também poderá ser analisado pelo plenário da Câmara.

O relator designado para o texto, deputado Eli Corrêa Filho (União-SP), apresentou seu parecer no início de maio e, na ocasião, defendeu a rejeição do projeto. No entanto, o parecer do parlamentar foi rejeitado, por 16 votos a 6, nesta terça (7).

No documento, Corrêa Filho afirmou que a permissão de publicidade para venda de armas de fogo poderia ser “danosa” para a segurança pública, gerando um “impulso consumista”. (G1 – Foto Reprodução)

  • Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 80 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3827 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política.