Informação com precisão

Guerra da Rússia contra a Ucrânia tem gerado insegurança alimentar

A guerra da Rússia contra a Ucrânia é a principal causa de uma crise alimentar global que pode trazer sérias consequências políticas e econômicas.

A Ucrânia tornou-se um dos maiores fornecedores de alimentos como óleo de girassol, trigo e milho para os países de baixa renda em todo o mundo, bem como para as organizações internacionais de desenvolvimento.
A Ucrânia teve uma safra recorde de grãos no ano passado, coletando 107 milhões de toneladas (milhões de toneladas).

O setor agrícola e alimentar representa quase 10% do PIB da Ucrânia. No ano passado, exportamos produtos alimentícios totalizando quase US$ 28 bilhões para o mundo, incluindo 7 bilhões de euros (US$ 7,4 bilhões) para a UE.

As exportações da Ucrânia compreendem mais de 10% de todo o trigo, 14% de todo o milho e 47% de todo o óleo de girassol do mundo.

Em média, 50 milhões de toneladas de produtos agrícolas foram exportados da Ucrânia anualmente. Em anos recordes, esse número chegou a 65 mmt. Hoje não é possível encontrar fornecedores alternativos e substituir esses volumes de produtos agrícolas da Ucrânia. Especialistas afirmam que é literalmente impossível, mesmo nos próximos 3-5 anos.

Especialistas enfatizam que mais de 400 milhões de pessoas no mundo dependem do fornecimento de grãos da Ucrânia. A população da maioria desses países tradicionalmente sofre com a escassez de alimentos e até com a fome. (Pátria Latina – Foto Reprodução)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política