Informação com precisão

Aneel mantém bandeira verde em agosto, sem taxa adicional

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou na sexta-feira (29) que vai manter a bandeira verde para o consumo de energia em agosto para todos os consumidores do país. Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês. (Foto ilustração)

Em nota, a agência informou que a bandeira verde sinaliza “que as condições de geração de energia elétrica nas usinas hidrelétricas continuam favoráveis, não sendo necessário acionar usinas mais caras”. Conforme indicam os dados atuais da agência reguladora, há maior probabilidade de manter o patamar ao longo de 2022.

A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril. De setembro de 2021 a 15 de abril, os consumidores pagaram um adicional de R$ 14,20 por 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, referente à bandeira escassez hídrica.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país aos consumidores e atenuar os reajustes das tarifas e o impacto no orçamento das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldade para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e repassados às distribuidoras mensalmente por meio da “conta Bandeiras”. (R7)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política.