Informação com precisão

Festival de Cerveja da Bahia será realizado em Alagoinhas no mês de novembro

O sonho de tornar Alagoinhas a Capital da Cerveja está cada vez mais perto de ser realizado. A iniciativa alavancada pela deputada estadual Ludmilla Fiscina, através do Projeto de Lei Nº 24951/2023, ganhou o gosto do Governo do Estado e, na terça-feira (18), a Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), promoveu um encontro com membros da gestão municipal, estadual, vereadores e forças empresariais para um bate-papo sobre o Festival de Cerveja da Bahia.

Foto: Rogenis Dias/Secom

Projetado para ser um mega evento feito a várias mãos, o Festival será lançado no mês de Setembro, com um calendário de ações para movimentar a imprensa e a sociedade em torno da festa, que será realizada em novembro, promovendo o desenvolvimento econômico de Alagoinhas e região, além de se caracterizar como uma manifestação cultural de interesse social e turístico para a Bahia. A cidade é a maior produtora de cerveja do Norte/Nordeste e possui a segunda melhor água do mundo.

De acordo com o prefeito Joaquim Neto, grande entusiasta do Festival de Cerveja da Bahia, “o propósito desse primeiro encontro foi reunir mentes e ideias para a construção de um festival único, que valorize a nossa cultura, atraia turistas, gere emprego, renda e transforme Alagoinhas em um grande pólo da cerveja, aumentando ainda mais os investimentos”. Ele lembrou que, recentemente, a Heineken anunciou um montante de 600 milhões de reais para a fábrica local.

Dois projetos paralelos, que foram construídos inicialmente pelo Governo do Estado e pela Agência Mercado, foram apresentados pelo secretário Maurício Bacellar, e pelo Diretor Executivo Thiago Sankey. Agora, uma comissão especial ficará responsável por unificar as propostas, incluindo uma série de ações, como o concurso de melhor cerveja artesanal do Brasil, eleição da rainha da cerveja, cursos com mestres cervejeiros, espaço gastronômico, rodadas de negócios, fórum sobre sustentabilidade, shows de música e muito mais; tudo isso em uma grande estrutura que será montada no Parque de Exposições Miguel Fontes.

Para o Secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacellar, “Alagoinhas tem um diamante nas mãos: a economia da cerveja. Pretendemos reunir toda uma cadeia que movimenta essa engrenagem, desde o setor de transportes até o de embalagens, sem deixar de levar em consideração a sustentabilidade. Que o Festival de Cerveja da Bahia seja motivo de orgulho, não só para o município, mas para todo o Brasil! Que a produção de cerveja cumpra o seu papel econômico e social, trazendo muito desenvolvimento para a região, firmando Alagoinhas como Capital Nacional da Cerveja, uma vez que já é o maior pólo de produção do Norte e Nordeste”.

Ressaltando que o município será um centro motor de uma revolução no mercado da cerveja, o Secretário de Turismo do Estado reiterou que o Festival irá fortalecer a imagem da cidade como referência na produção de cerveja e fomentar ainda mais o pólo industrial, “em um círculo virtuoso para atrair ainda mais negócios”.

De acordo com a Secretária Iraci Gama, “esse momento é importantíssimo, especialmente porque estamos cuidando de tratar de um projeto que eleva o nome da nossa cidade. O que a gente pretende é que essas marcas de cervejarias se integrem à marca da nossa região. Alagoinhas, como a capital da cerveja, passa a dizer a todos, com muito orgulho, que pode abrigar em suas terras essas marcas que são nacionais e internacionais e isso também é muito significativo para a nossa economia. É preciso, ainda, lembrar que o fator primordial é a nossa água, ingrediente básico na produção da cerveja. A nossa água, por si só, dispensa qualquer produto. Nossa água não é apenas um mineral, elemento de sobrevivência. A qualidade da nossa água é o que dá nome à nossa cidade e é relevante também do ponto de vista histórico e cultural”.

A Deputada Ludmilla Fiscina, peça chave na articulação entre o município e o Governo do Estado, celebrou o encontro e agradeceu o empenho de todos “para que possamos tornar o nosso Festival de Cerveja da Bahia um evento inesquecível e que compra o seu papel social”.

O encontro ocorreu no Espaço Colaborar, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), e contou com as presenças do assessor de Planejamento e Gestão da Setur, João Henrique Paolilo, dos secretários municipais Iraci Gama (Cultura), George Caboré (Agricultura), João Rabelo (Governo), Ruidinaldo Costa (Assistência Social), Márcio da Linha Verde (Comunicação) e Bruno Fagundes (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), dos vereadores Cleto da Banana, presidente da Câmara de Vereadores; e Anderson Baqueiro, líder do Governo; além dos representantes empresariais José Carlos, presidente da Associação Comercial e Industrial de Alagoinhas (ACIA), e Benedito Vieira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Alagoinhas e Região (Sicomércio).

Fotos: Rogenis Dias

Fique por dentro do que acontece em Alagoinhas, região e na Bahia. Siga o perfil do Luciano Reis Notícias no Instagram.

Você tem alguma reclamação de sua cidade, do seu bairro ou deseja anunciar sua empresa no Luciano Reis Notícias, entre em contato através do nosso WhatsApp (75) 9 9978-5119.

 

Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão, para Alagoinhas, região, Catu e mais de 80 cidades da Bahia, incluindo os municípios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador.

Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3927 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Secom- Alagoinhas.