Informação com precisão

Micro e pequenas empresas geram quase 1 milhão de empregos no Brasil em 2023

Setor contribui com 71,2% do total de empregos criados no país de janeiro a agosto

As micro e pequenas empresas (MPEs) desempenharam um papel fundamental na geração de empregos no Brasil em 2023. De acordo com um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base nos dados do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, essas empresas contribuíram com quase 1 milhão de empregos no período de janeiro a agosto, representando 71,2% do total de novos postos de trabalho gerados no país.

No mês de agosto, as MPEs foram responsáveis por 73% do total de vagas de trabalho criadas, com um total de 161 mil novas contratações, o que representa a segunda melhor performance do ano.

Foto: Agência Brasil

O saldo de agosto foi o oitavo resultado positivo consecutivo, demonstrando a consistência na geração de empregos pelas MPEs. A última vez em que essas empresas tiveram um mês com mais demissões do que admissões foi em dezembro, período em que é comum ocorrer perda de empregos devido ao término de contratos temporários relacionados às festas de fim de ano.

Os setores que mais contribuíram para a geração de empregos em agosto de 2023, considerando as MPEs, foram os de serviços (78.904 vagas), comércio (38.544 vagas) e construção (25.296 vagas).

No acumulado do ano, os destaques entre as micro e pequenas empresas foram os setores de serviços (521.750 vagas), construção (198.825 vagas), comércio (124.967 vagas) e indústria da transformação (100.166 vagas).

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online.