Informação com precisão

Identificada nova variante da Covid-19 em Alagoinhas e outras 16 cidades baianas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou na sexta-feira (2), que o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) identificou duas sublinhagens da variante Ômicron, responsável pela Covid-19, em circulação não apenas em Salvador, mas também em outras 16 cidades do estado.

Diversos municípios compõem essa lista, incluindo Adustina, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Barrocas, Camaçari, Catu, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Feira de Santana, Paripiranga, Piatã, Pintadas, Pojuca, Salvador, Santa Bárbara, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista.

As amostras das cepas JN.1 e JN.1.1 foram coletadas entre 24 de dezembro de 2023 e 11 de janeiro de 2024.

Foto: Robson Valverde/SES-S

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a JN como uma variante de interesse, indicando que, em comparação com a variante original, seu genoma apresenta mutações que podem alterar o fenótipo do vírus.

Isso inclui outras considerações relevantes, como: se a variante for reconhecida como responsável pela propagação comunitária, por estar associada a vários casos ou agrupamentos de casos de COVID-19, ou se for identificada em múltiplos países; ou se for considerada uma Variante de Interesse (VOI) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em colaboração com o Grupo de Trabalho de Evolução do Vírus SARS-CoV-2.

A Sesab recomenda que os municípios onde as cepas foram identificadas reforcem a vacinação contra a Covid-19. Roberta Santana, secretária estadual da Saúde, alertou a população para manter o esquema vacinal atualizado, especialmente devido às grandes aglomerações nas festas de verão.

De acordo com a titular da pasta estadual, a Sesab, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, está conduzindo uma campanha de vacinação pré-carnavalesca desde 17 de janeiro, com o objetivo de intensificar a imunização através da vacina bivalente. Até quinta-feira (1), foram administradas 8.233 doses desde o início da campanha.

Durante essa ação pré-carnaval, a vacina está disponível para todos os indivíduos com 12 anos ou mais.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online