Informação com precisão

Israel corta relações com Lula

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desta segunda-feira não foi divulgada. Ontem, Lula deixou a Etiópia, após uma viagem internacional para acordos bilaterais.

No entanto, o presidente já volta para o Brasil com um problema para resolver: a sua relação com Israel.

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, disse que Lula não é bem-vindo ao país até que retire seus comentários comparando a guerra contra os militantes do Hamas em Gaza ao genocídio nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: Ilustração

“Não vamos esquecer nem perdoar. Trata-se de um grave ataque antissemita. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel – diga ao presidente Lula que ele é persona non grata em Israel até que retire o que disse”, afirmou.

Ontem, em entrevista coletiva após participar da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia, Lula voltou a condenar a atuação de Israel na Faixa de Gaza na guerra contra o Hamas.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou Lula.

“O Brasil continua solidário ao povo palestino. O Brasil condenou o Hamas, mas não pode deixar de condenar o que o Exército de Israel está fazendo na Faixa de Gaza”, acrescentou, em outro momento da resposta. (Por Juliana Américo)