Informação com precisão

Dengue: Pico deve ocorrer até maio

O Brasil pode chegar a 4,2 milhões de casos de dengue em 2024, segundo estima o Ministério da Saúde, ou seja, quase o triplo do que foi registrado ano passado, cerca de 1,6 milhão.De acordo com o consultor da OMS, é pouco provável que o governo consiga conter [a alta nos casos]. Mas é preciso mitigar o problema. Capacitar médicos, enfermeiros, equipes de saúde para tratar a dengue de forma adequada, disponibilizar insumos, como soro, para que as pessoas sejam tratadas.Até 22 de fevereiro, o Brasil contava com mais de 740 mil casos prováveis de dengue, um aumento de quase 350% em relação ao mesmo período ano passado.

Foto: Reprodução

São 151 mortes confirmadas por dengue e 501 sob investigação. Nos dois últimos anos, além da explosão de casos, o país também registrou recorde de mortes. Foram 1.053 óbitos em 2022 e 1.094 em 2023 – em toda a série histórica (2000-2023), o Brasil nunca tinha ultrapassado a marca de mil óbitos.

Segundo o Centro de Operações de Emergências do governo federal, cinco estados (AC, GO, MG, ES e RJ) e o DF declararam emergência em saúde pública por causa da dengue.

A curva de casos de dengue começa a “positivar” geralmente no final de março e começo de abril. Neste ano, o crescimento vem sendo observado desde janeiro. Três semanas de 2024 tiveram números de casos superiores à semana ápice de 2023, e essa tendência deve se manter

A dengue possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença. Se você teve dengue tipo 1, você está imune a esse sorotipo. Por isso uma pessoa pode ter dengue quatro vezes na vida. Os tipos 1 e 2 são mais circulantes, mas em 2024 o país está vendo o retorno da dengue tipo 3 (que não aparecia há 15 anos) e a presença da infecção tipo 4.

 

Da redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online