Informação com precisão

Boletos bancários terão compensação no mesmo dia

A partir de sexta-feira (15), os boletos bancários terão seu processamento agilizado. Documentos pagos até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato do credor com sua instituição financeira para emissão do boleto. A informação foi divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é definido pelas instituições bancárias como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, os pagamentos realizados após esse horário terão sua liquidação no próximo dia útil, ou seja, D+1, conforme o jargão bancário.

A medida, parte de um projeto de modernização da modalidade de pagamento, envolverá 136 instituições bancárias. Inicialmente, estima-se que cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia, enquanto 43% serão compensados no prazo D+1 para os pagamentos feitos após o horário limite.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O impacto direto será sentido pelo credor do documento, que receberá o dinheiro no mesmo dia do pagamento. Para quem paga o boleto diretamente, nada mudará. No entanto, para o e-commerce, a Febraban ressalta que a agilidade na liquidação trará vantagens tanto para o comércio quanto para os compradores.

Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, destacou: “Vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”. A entidade projeta que, após a implantação da modernização e sem ocorrências técnicas, iniciará estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia do pagamento.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online