Informação com precisão

Mortes por dengue em 2024 superam números de 2023, aponta Ministério da Saúde

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas

Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, foram registradas 1.116 mortes por dengue no período de 1º de janeiro a 8 de abril de 2024, ultrapassando o total de óbitos por dengue em 2023, que foi de 1.094 mortes. Além disso, há outros 1.807 óbitos em investigação.

A marca de casos já chega a 2.963.994, com uma média de 11 mortes por dia até esta terça-feira (9). Em março, o Brasil bateu o recorde de casos prováveis em um ano. Um artigo recente do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz analisa os óbitos por dengue, apontando a desassistência e a desatenção ao potencial agravamento dos pacientes como principais razões associadas às mortes.

Foto: Reprodução

Durante entrevista coletiva, o Ministério da Saúde afirmou que o país está vivenciando um momento de declínio da epidemia de dengue. Em sete estados e no Distrito Federal, o pico já foi alcançado e a curva da doença está em declínio. Por outro lado, 12 unidades da federação estão em estabilidade, enquanto sete estados, principalmente do Nordeste, registram tendência de aumento de casos e óbitos.

Os estados em tendência de alta dos casos são Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. As tendências históricas indicam que o pico das epidemias ocorre entre março e abril, enquanto a queda, considerada consolidada pela pasta, ocorre em oito estados: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Piauí e Roraima.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online