A Câmara Municipal de Alagoinhas será palco, nesta quinta-feira (31/7), da Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal da Mulher Negra e de Tereza de Benguela, encerrando o Julho das Mulheres Negras com uma grande celebração de memória, reconhecimento e resistência.
Com tema “Rainhas Terezas – a força do matriarcado das mulheres negras”, a sessão é idealizada e conduzida pela vereadora Juci Cardoso, e marcada pela entrega da Medalha Tereza de Benguela a 30 mulheres negras do município. As homenageadas são matriarcas, lideranças comunitárias e referências vivas da ancestralidade, que carregam nas trajetórias marcas de luta, superação e legado coletivo. A solenidade começa às 18h, no plenário da Câmara, e será aberta ao público.
Foto: Divulgação/Ascom- Vereadora Juci Cardoso
Um dos momentos mais esperados da noite será a participação da pesquisadora, escritora e referência nacional no feminismo negro, dra. Carla Akotirene. Autora de obras como “O que é interseccionalidade?” e “É fragrante fojado dôtor vossa excelência”, Carla tem se destacado por seu trabalho teórico e político em defesa dos saberes e das vivências das mulheres negras.
“Julho foi um mês potente de escuta, construção e presença. Estivemos com mulheres quilombolas, com educadoras, com mestras da cultura, com lideranças da cidade e da zona rural. Encerrar esse ciclo com a entrega da Medalha Tereza de Benguela e a presença de Carla Akotirene é reafirmar nosso compromisso com uma política que reconhece a importância histórica das mulheres negras na luta contra o racismo e o machismo”, afirmou a vereadora Juci Cardoso.
A Sessão promete ser um marco simbólico e político para Alagoinhas, celebrando histórias que sustentam o presente e abrem caminhos para o futuro
.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Ascom- Juci Cardoso