Domingo, 16 de novembro de 2025, da Redação- Luciano Reis Notícias, às 19h40. Por Luciano Reis, DRT/8242-BA
Na sessão de quinta-feira, 13 de novembro, a vereadora Luma Menezes voltou a relatar problemas enfrentados por moradores de Alagoinhas com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), destacando o caso da consumidora Jaqueline de Freitas que, desde junho, recebe contas com valores muito acima do consumo habitual e que teve a água cortada mesmo após seguir orientações da própria autarquia.
Segundo a líder da bancada de oposição, Jaqueline buscou o SAAE diversas vezes e ouviu que o problema se tratava de um vazamento interno. A autarquia orientou que ela não pagasse as contas até que o caso fosse ajustado. No entanto, mesmo após contratar um profissional particular – conforme solicitado pelo SAAE – e constatar que não havia vazamento, as cobranças continuaram subindo e nenhum procedimento efetivo foi adotado para revisar os valores.
Vereadora Luma Menezes. Fotos – Jhô Paz/Ascom- Câmara Municipal de Alagoinhas
A vereadora relatou que, após o recebimento de uma nova conta com valor reduzido, a consumidora foi surpreendida com a cobrança dos meses anteriores e, no dia seguinte, teve a água cortada. Jaqueline está há dois dias sem abastecimento. Ao procurar novamente o SAAE, ouviu que a religação só seria feita mediante o pagamento dos recibos antigos, o que contradiz as orientações anteriores.
Luma afirmou que o problema não é isolado e que há inúmeros relatos semelhantes na cidade. A parlamentar questionou a postura da autarquia, chamando atenção para consumidores que não têm orientação adequada ou recursos financeiros para arcar com cobranças que consideram indevidas. “Ao invés de acolher, compreender e garantir uma solução, o SAAE simplesmente informa: ‘sua água foi cortada; pague e depois nós resolvemos’. As pessoas não podem pagar contas absurdas que não correspondem ao consumo real. Isso precisa mudar”, disse.
Comentários
O vereador José Edésio comentou o caso apresentado e afirmou: “A vereadora Luma Menezes, como sempre, tem trazido a esta Casa Legislativa reivindicações para as devidas correções que têm ocorrido com os usuários da nossa cidade. O SAAE é quem mais tem causado transtorno à população”. Em seguida, o parlamentar pediu que Luma encaminhe a documentação para que ele trate diretamente com a autarquia.
Na sequência, a vereadora Jaldice Nunes reforçou a preocupação com cobranças indevidas, citando outro caso semelhante: “Estão sendo enviadas contas com valores superiores a 500 reais, e a orientação que eu tive foi de que não fossem pagas”. Jaldice também alertou para consequências mais graves: “O SAAE tem negativado muitas pessoas no SPC e Serasa”.
Por fim, o vereador Thor de Ninha declarou que já entrou em contato com o SAAE e reconheceu o problema. “Esse é um problema que tem acontecido constantemente. No entanto, a autarquia tem dado atenção a essas contas que vêm com valor maior do que o normal”, declarou. “Oriento que a consumidora que se dirija à sede do SAAE, localizada no Alto do Capinan e procure a diretoria administrativa e comercial”.
Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

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