Informação com precisão

Alagoinhas recebe da Secti e Sebrae mapa de ecossistemas de inovação

Alagoinhas registrou, na noite dessa terça-feira, 18, um marco importante para sua trajetória de desenvolvimento econômico: o recebimento do mapeamento de ecossistemas de inovação do município. Entregue pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o documento apresenta setores estratégicos e propostas para fortalecer o ecossistema local de tecnologia e empreendedorismo.

O estudo, que conta com investimento de R$ 4,5 milhões voltados ao fortalecimento do ambiente de negócios e ao estímulo à inovação no interior do estado, apresenta diagnósticos e estratégias para o desenvolvimento do setor no município.

O mapeamento tem como objetivo fortalecer a governança territorial, estruturar ambientes inovadores e ampliar a articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade civil. A metodologia aplicada foi a de Níveis de Maturidade dos Ecossistemas Locais de Inovação (ELI), desenvolvida pelo Sebrae e utilizada em mais de 300 cidades brasileiras.

O evento em Alagoinhas contou com a presença do secretário da Secti, Marcius Gomes, do prefeito Gustavo Carmo, além de representantes do Sebrae, universidades, empreendedores e lideranças locais. Foram apresentados o Plano Estratégico e o Plano de Intervenção do ecossistema de Alagoinhas.

“Este mapeamento vai nos auxiliar com informações para os encaminhamentos e planejamento de um ambiente propriamente estimulado a se desenvolver, do ponto de vista da inovação, da tecnologia e de tudo o que envolve o ambiente de negócios no contexto da tecnologia”, destaca o prefeito Gustavo Carmo.

Em Alagoinhas, o diagnóstico aponta nível de maturidade de 7,52, com potencial de crescimento acelerado. O mapeamento destaca três setores estratégicos para o desenvolvimento local: Tecnologias para o Agro, Alimentos e Florestal; Tecnologias para Recursos Naturais; e Automação e TI. Entre as propostas do Plano de Intervenção estão a criação de um Centro de Inovação Municipal, a ampliação do Espaço Colaborar, em parceria com o IFBaiano e a UNEB, a implementação de uma Lei Municipal de Inovação e Empreendedorismo e a realização de eventos anuais de tecnologia. O plano também prevê a formação de uma governança multissetorial.

“Alagoinhas vive um momento singular no seu ecossistema de inovação. Hoje, o município já conta com 14 startups mapeadas pelo Sebrae, a maioria atuando em tecnologia da informação, saúde e serviços profissionais. Isso mostra que a cidade começa a despontar como um núcleo emergente de inovação digital no interior da Bahia”, declara o secretário Marcius Gomes.

Ele ressalta ainda que Alagoinhas avança em um canal tecnológico bastante positivo. “A inovação não está restrita às grandes capitais. Ela se enraíza nos territórios e transforma realidades. O mapeamento de Alagoinhas demonstra como a interiorização da ciência e da tecnologia fortalece as vocações regionais e impulsiona novas oportunidades de desenvolvimento. Estamos construindo um ambiente fértil para o empreendedorismo e para a geração de empregos qualificados”, acrescenta.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas