
O domingo, 8, foi marcado por celebração e devoção no distrito de Riacho da Guia. O encerramento da Festa de Nossa Senhora da Guia reuniu centenas de moradores e atraiu numerosos visitantes de localidades vizinhas, que acompanharam a Missa Campal presidida pelo padre convidado Cláudio Antônio dos Santos, que veio especialmente da Paróquia Bom Jesus da Passagem, em Pojuca, para participar da celebração. A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (Secet), colaborou com a organização do trânsito, a disponibilização de equipamentos de sonorização e o acolhimento ao público.
A celebração em homenagem a Nossa Senhora da Guia teve início no dia 31 de janeiro e seguiu com uma vasta programação religiosa, abrangendo temas ligados à fé e ao amor ao próximo. Com o tema “O Diálogo e a Escuta dentro da Família”, a edição de 2026 buscou estreitar ainda mais os laços do catolicismo com a população.
“Foi a primeira vez que participei dessa celebração. Minha perspectiva é de que seja uma festa grande, e nos enche de alegria vermos tantas crianças e jovens presentes, principalmente porque hoje vemos muitas pessoas mudando seus valores e conceitos de vida. Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, quer ser uma seta para indicar o caminho para que possamos caminhar. Nossa Senhora é a nossa guia, cuida para que os filhos de Deus caminhem pelo caminho certo. Ela está mostrando esse caminho”, disse o padre Cláudio.
Segundo Gilmara Lima Borges Santos, que veio especialmente da comunidade do Tombador para participar da festa, as celebrações alusivas a Nossa Senhora da Guia guardam lembranças afetivas e familiares. “Minha família participa desde sempre, algo que começou com meus avós e que demos sequência até hoje. Vim na abertura do evento, participei no dia especial da minha comunidade e fiz questão de conferir hoje o encerramento. Meu filho pequeno é coroinha e faço questão de acompanhar tudo de perto. Ele gosta de participar, e eu fico feliz em ver essa ligação dele com a fé católica também.”
Tainá Batista Reis contou que a festa, realizada no início do ano, reenergiza sua fé cristã. “Venho todos os anos, porque é uma celebração bonita e que traz muitas pessoas para prestigiarem a programação da Igreja. Renovo minha fé, gosto de ver as imagens dos santos e a procissão. A cada ano, essa festa fica mais bonita e atrai mais pessoas para o nosso distrito”, pontuou.
Participante da última turma de formação de coroinhas, Cauã dos Santos Hilário Marcelino enfatizou a importância das celebrações de Nossa Senhora da Guia no cotidiano da juventude. “Estar aqui com meus amigos é muito satisfatório, pois somos 52 coroinhas participando desse momento especial, em que vemos essa vocação que vem da gente mesmo, de servir a Deus com amor. Desde o primeiro dia da Festa de Nossa Senhora da Guia, durante o novenário, participamos com muito empenho e dedicação”, frisou.
O vice-prefeito de Alagoinhas, Luciano Sérgio, que na ocasião representou o prefeito Gustavo Carmo na cerimônia, destacou a importância das celebrações de Nossa Senhora da Guia. “O Riacho carrega consigo muitas tradições, muita religiosidade e a força dessa energia da cultura pulsante. Finalizar mais um momento como esse aqui no distrito, depois de uma novena com muita espiritualidade, que debateu as realidades da religião em nosso dia a dia, nos traz muita emoção. Temos Nossa Senhora da Guia como intercessora, olhando por nós junto a Deus, que é o Senhor de todas as coisas”, concluiu.


Padre Adriano
Padre Cláudio






Luciano Sérgio

Gilmara Lima Borges Santos
Cauã dos Santos Hilário Marcelino




