Luciano Reis Notícias

Informação com precisão

Procon notifica supermercados de Alagoinhas por venda de sacolas plásticas

Procon notifica supermercados de Alagoinhas por venda de sacolas plásticas

Quinta-feira, 16 de abril de 2026, da Redação- Luciano Reis Notícias, às 00h54. Por Luciano Reis, DRT/8242-BA

Cleber Almeida- Diretor do Procon, em Alagoinhas. Foto: Secom/Alagoinhas

A cobrança indevida por sacolas plásticas em supermercados de Alagoinhas acendeu um alerta para consumidores e autoridades. Por isso, o Procon iniciou, na terça-feira, 14 de abril, visitas a estabelecimentos comerciais com o objetivo de notificar, de forma educativa, os responsáveis e indicou os prazos para adequação. De acordo com o órgão, cerca de 12 supermercados na cidade vêm cobrando por pelas sacolas, prática que pode ser considerada abusiva e desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor. Em caso de descumprimento, o estabelecimento estará sujeito a multas e outras penalidades.

Cleber Almeida- Diretor do Procon, em Alagoinhas. Foto: Secom/Alagoinhas

De acordo com o diretor do Procon, Cleber Almeida, embora a legislação não proíba a venda de sacolas, ela estabelece critérios claros que precisam ser seguidos. “Um dos principais pontos é que o consumidor não pode ser obrigado a comprar sacolas para transportar suas compras. Os supermercados ou estabelecimentos comerciais devem oferecer alternativas gratuitas, como caixas de papelão, além de incentivar o uso de sacolas reutilizáveis”, explica Cleber.

Outro problema identificado é a cobrança acima do preço de custo e a venda de sacolas com a logomarca do próprio estabelecimento, o que é proibido já que o consumidor acaba pagando para divulgar a marca da empresa. Além disso, muitos locais não informam de forma clara e visível que haverá cobrança, o que fere o direito à informação.

Diante desse cenário, o consumidor deve ficar atento e denunciar qualquer cobrança considerada irregular. Exigir informação clara, recusar a compra de sacolas e buscar os órgãos de defesa são atitudes essenciais para combater abusos e garantir seus direitos.

Cleber Almeida- Diretor do Procon, em Alagoinhas. Foto: Secom/Alagoinhas

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, da Bahia e do Brasil, das 6h às 8h da manhã, no Jornal Digital News/Pauta Livre, na Rádio Digital FM 96,3, com Ailton Borges, Edney Santiago e Luciano Reis, de segunda a sexta-feira.

Siga o site Luciano Reis Notícias no Instagram.

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, com Luciano Reis, para todo o Estado, na Rádio Sociedade da Bahia, 740 AM e 102.5 FM, nos Programas, Sociedade Urgente, das 6h às 8h da manhã, na apresentação de Adelson Carvalho, das 8h às 10h da manhã, no Balanço Geral com João Kalil e no Conexão Sociedade, com Jessica Smetak, das 10h às 12h, além do Show da Tarde, das 14h às 18h com Mateus Lucena, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 6h ás 9h da manhã, no Balanço Geral Edição de Sábado.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Secom- Alagoinhas