Luciano Reis Notícias

Informação com precisão

Centro de Cirurgias Eletivas realiza novos procedimentos de mamoplastia redutora em Alagoinhas

Terça-feira, 21 de abril de 2026, da Redação- Luciano Reis Notícias, às 23h32. Por Luciano Reis, DRT/8242-BA

Nos dias 18 e 19 de abril, a Prefeitura de Alagoinhas deu continuidade à realização de cirurgias de mamoplastia redutora pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos foram executados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Cirurgias Eletivas Judélio de Souza Carmo, contemplando mulheres que participaram da primeira triagem para a especialidade.

“Ao todo, 16 pacientes foram atendidas. Após o procedimento, o protocolo prevê acompanhamento rigoroso, com alta médica em cerca de 24 horas, desde que a paciente apresente boa evolução clínica, sem dor e com alimentação adequada”, explicou a enfermeira Aline Barros Araújo Santos.

A profissional destacou que critérios como índice de massa corporal e presença de comorbidades são determinantes para a liberação do procedimento. “A gente avalia a questão do sobrepeso, porque muitas vezes, quando a pessoa emagrece, a dor diminui e não há necessidade de cirurgia. Também observamos casos de hipertensão, diabetes ou outras patologias que podem impedir a realização do procedimento”, completou.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom- Alagoinhas

Para as pacientes, a cirurgia representa mais que um procedimento estético, significando uma conquista pessoal e de saúde. Jéssica dos Santos Souza França relatou a emoção de finalmente realizar um sonho antigo. “É um sonho de vida, e eu eu sempre esperei por esse momento. Já almejei isso por muito tempo. Minha expectativa é poder me ver realizada, usar uma roupa que eu sempre sonhei, um biquíni, coisas que eu nunca pude por conta da mama grande”, afirmou.

Ela também destacou o acolhimento recebido na unidade. “Aqui no Centro de Eletivas está sendo ótimo, não tenho o que falar. Fui muito bem recebida, a assistente social explicou tudo direitinho, a nutricionista conversou com a gente e os enfermeiros também estão de parabéns”, disse.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, Luciano Sérgio, ressaltou que a iniciativa faz parte de uma política contínua de ampliação dos serviços de saúde no município. “Este trabalho que a gente vem realizando não será algo pontual. É uma construção contínua, feita com planejamento, compromisso e responsabilidade. Quando garantimos o avanço nas cirurgias, fortalecemos o acesso à mamografia, ampliamos o cuidado pediátrico e organizamos melhor as cirurgias gerais. Na prática, estamos oferecendo dignidade às pessoas”, declarou.

Segundo ele, a gestão segue comprometida em ampliar o acesso e qualificar o atendimento. “É com essa responsabilidade que seguimos firmes, ampliando serviços, qualificando o atendimento e cuidando de quem mais precisa, sem dar um passo atrás”, concluiu.

Aline Barros Araújo Santos
Fotos: Roberto Fonseca

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, da Bahia e do Brasil, das 6h às 8h da manhã, no Jornal Digital News/Pauta Livre, na Rádio Digital FM 96,3, com Ailton Borges, Edney Santiago e Luciano Reis, de segunda a sexta-feira.

Siga o site Luciano Reis Notícias no Instagram.

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, com Luciano Reis, para todo o Estado, na Rádio Sociedade da Bahia, 740 AM e 102.5 FM, nos Programas, Sociedade Urgente, das 6h às 8h da manhã, na apresentação de Adelson Carvalho, das 8h às 10h da manhã, no Balanço Geral com João Kalil e no Conexão Sociedade, com Jessica Smetak, das 10h às 12h, além do Show da Tarde, das 14h às 18h com Mateus Lucena, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 6h ás 9h da manhã, no Balanço Geral Edição de Sábado.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Secom- Alagoinhas