Luciano Reis Notícias

Informação com precisão

Vigilância em Saúde de Alagoinhas, amplia monitoramento de arboviroses em parceria com laboratórios particulares

Foto: Divulgação/Secom- Alagoinhas

Segunda-feira, 11 de maio de 2026, da Redação- Luciano Reis Notícias, às 22h31. Por Luciano Reis, DRT/8242-BA

Com o objetivo de intensificar o combate às arboviroses, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), consolidou uma parceria estratégica com a rede de laboratórios particulares do município para integrar o sistema de notificação imediata de casos positivos de Dengue, Zika e Chikungunya.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Claudine Ramos, explicou que, embora a notificação oficial seja uma atribuição do profissional de saúde que realiza o atendimento, a colaboração direta com os laboratórios cria uma camada extra de segurança e agilidade.

Foto: Divulgação/Secom- Alagoinhas

“Enviamos um ofício para cada laboratório estabelecendo um fluxo direto. Criamos um e-mail exclusivo para que eles encaminhem, em tempo real, as notificações e os resultados dos pacientes. Com esses dados em mãos, nossa equipe faz o complemento das fichas e acelera o processo de resposta”, pontuou a diretora.

Os moradores de Alagoinhas que optarem por realizar a testagem na rede particular podem se dirigir diretamente aos laboratórios da cidade. O procedimento segue o fluxo padrão de o paciente realiza a coleta no laboratório, e o mesmo entrega o resultado ao paciente simultaneamente, enviando o laudo para a Vigilância em Saúde.

A integração dos dados das redes pública e privada é fundamental para que o município consiga traçar um perfil epidemiológico fiel à realidade. De posse da informação sobre onde os casos positivos estão ocorrendo, a Vigilância consegue intensificar ações para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em áreas específicas, impedindo a proliferação da doença.

“Essa é mais uma forma de termos certeza sobre a positividade ou negatividade dos casos e, assim, aumentar a eficácia das nossas intervenções nos bairros”, concluiu Claudine Ramos.

Foto: Divulgação/Secom- Alagoinhas

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, da Bahia e do Brasil, das 6h às 8h da manhã, no Jornal Digital News/Pauta Livre, na Rádio Digital FM 96,3, com Ailton Borges, Edney Santiago e Luciano Reis, de segunda a sexta-feira.

Siga o site Luciano Reis Notícias no Instagram.

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, com Luciano Reis, para todo o Estado, na Rádio Sociedade da Bahia, 740 AM e 102.5 FM, nos Programas, Balanço Geral, das 6h às 9h da manhã, com Adelson Carvalho e Conexão Sociedade, das 9h às 12h, ambos de segunda a sexta-feira, e aos sábados, no Programa Balanço Geral, das 6h às 9h da manhã.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Secom- Alagoinhas