Na sessão de terça-feira, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Alagoinhas aprovou, por unanimidade, a moção de pesar apresentada pelo vereador Gleyser Soares em memória de Bruno Santos e Jadson Rocha, jovens que faleceram no acidente ocorrido no último domingo (07), na BA-504, entre Aramari a Alagoinhas. A Casa também reservou um minuto de silêncio e abriu debate sobre segurança viária, espaços de lazer para a juventude e a necessidade de organização de encontros motociclísticos.
Responsável pela iniciativa, o vereador Gleyser Soares descreveu a comoção vivida no Hospital Regional Dantas Bião após o acidente que envolveu um carro e seis motocicletas, resultando em um jovem internado em UTI e outros oito feridos.
Fotos – Jhô Paz/Ascom- Câmara Municipal de Alagoinhas
“Nunca havia visto uma cena daquela, os profissionais de saúde correndo para salvar vidas. Precisamos registrar o brilhantismo da equipe do SAMU, do Hospital Regional Dantas Bião e da Polícia Militar”, declarou.

Ao ampliar o tema, defendeu políticas públicas para a prática do “grau” – manobra de equilíbrio em que o piloto ergue a roda dianteira da moto, equilibrando o veículo apenas na roda traseira. “Nossa cidade precisa pensar em ambientes para a juventude… um espaço fechado e seguro, dentro da legislação, com ambulância presente e uso obrigatório de equipamentos de proteção.”
Em seguida, o vereador Claúdio Abiúde, que também é motociclista, pediu diálogo e prevenção. “Não estou aqui para culpar ninguém; me solidarizo com as famílias. Mas é hora de cuidar desses jovens… que possamos ajudar na organização para que, no próximo ano, não tenhamos notícias como essas.” No mesmo sentido, o vereador Xandinho prestou solidariedade: “Estive no enterro de um dos rapazes. Que Deus conforte as famílias nesse momento difícil.”

Com o mesmo sentimento de comoção, o vereador José Edésio reforçou a unidade do Parlamento diante da dor coletiva. “Expresso nossos sentimentos pela perda desses jovens que tiveram suas vidas interrompidas de forma tão trágica na estrada. Muitas vezes, na ânsia de celebrar a juventude, não se percebem os riscos e as consequências que a vida pode trazer. Infelizmente, essas fatalidades nos deixam dor e reflexão”, lamentou.

Regulamentação
O vereador Thor de Ninha defendeu a regulamentação do “grau” – também conhecido como wheeling – como política pública de segurança. “É um esporte radical como montanhismo, skate, asa delta, motocross. O que precisamos é regulamentar e criar local apropriado, com regras e proteção, para quem pratica e para quem assiste”, pontuou.

Já a vereadora Juci Cardoso sugeriu que o debate avance com dados e infraestrutura social. “Os números de acidentes – sobretudo com motocicletas – são alarmantes e impactam o SUS. Precisamos retomar as blitz de fiscalização para coibir alta velocidade e direção sob efeito de álcool”, disse. A parlamentar também citou a necessidade de revitalização do Centro Social Urbano como equipamento de inclusão no contraturno educacional, com uso por associações e entidades como APAE, Pestalozzi e Pastoral do Menor.

Na linha da prevenção de riscos em deslocamentos coletivos, o vereador Anderson Xará propôs planejamento e apoio institucional a grandes encontros de motociclistas. “Esses movimentos devem ser comunicados previamente para Polícia, Corpo de Bombeiros e à Superintendência Municipal de Trânsito, com acompanhamento de ambulâncias. É diversão, mas precisa ser com segurança”, defendeu.

Entendendo a necessidade de planejamento a partir da discussão com o Executivo, o vereador Jorge da Farinha sugeriu a realização de uma reunião com a Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SECET) para tratar da criação de áreas seguras e reforço à fiscalização de trânsito. “Espero que a SECET possa criar áreas para que os jovens possam realizar suas atividades, pois observo que em Alagoinhas vários jovens passam em alta velocidade, por sinais vermelhos e empinando as motos”, relatou.

Encerrando, o presidente Cleto da Banana elogiou a maturidade do debate. “As falas convergem na defesa da vida: espaço adequado, equipamentos de segurança, fiscalização e atenção ao impacto na saúde pública regional. Parabenizo os vereadores pela disposição em enfrentar o problema”, finalizou.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas