
Uma antiga reivindicação dos feirantes da Central de Abastecimento de Alagoinhas será atendida. Em sua visita ao município, na última quinta-feira, 25, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou a autorização para a reforma dos galpões de cereais e de utilidades. A notícia foi recebida com entusiasmo pelas pessoas que trabalham no local, como é o caso de dona Elisângela Santos, que vende beiju na Central. Ela conta que as vendas não são mais as mesmas de antes e acredita que a reforma vai contribuir para atrair mais clientes e dar maior sensação de segurança para quem trabalha e para quem compra no local.
Outra feirante, Danúbia Ribeiro, vende produtos naturais, coco e camarão há cerca de 12 anos. Ela aponta que a Central de Abastecimento realmente precisa de uma grande reforma. “A expectativa é a de que, após as obras, as vendas melhorem porque, no momento, muitas pessoas ficam até com receio de vir aqui por conta da falta de organização e de segurança. Vira e mexe, cai telha aqui, tem muita pingueira”.
Em sua visita, na semana passada, Jerônimo afirmou que a Central de Abastecimento é uma cidade. “As pessoas que frequentam o local precisam de condições adequadas de iluminação, temperatura e estrutura para poder vender mais. Quem frequenta também tem que ter qualidade”, afirmou ele, ressaltando que a melhoria também tem sido muito reivindicada pelo prefeito Gustavo Carmo.
“Será uma obra gigantesca, de aproximadamente R$ 28 milhões, para requalificação dos galpões de cereais e de utilidades, próximo ao local onde funciona a venda de bicicletas. Com certeza, será a maior intervenção na Central de Abastecimento desde que ela ficou pronta, para melhorar muito, requalificar o espaço e permitir que os feirantes possam vender mais”, afirma o prefeito Gustavo Carmo.
Segundo o gestor, a Central é o maior gerador de postos de trabalho da cidade, com mais de 3 mil pessoas comercializando no local. O prefeito antecipou que espera poder requalificar também, ainda em seu mandato, o mercado de carnes.
O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA), Djalma Santos, pontua que a reforma da Central de Abastecimento é um ganho importante para o município, mas, em especial, para os permissionários e clientes. “Todos vão ter um espaço moderno, chamativo, arejado, limpo, atraente e positivo tanto para os vendedores quanto para as pessoas que compram no local. Nossa expectativa por essa reforma está muito alta”.




Fotos: Roberto Fonseca/ Arquivo Secom