Um tornado de categoria F3 atingiu a região Centro-Sul do Paraná na noite de sexta-feira (7/11), provocando ventos de até 250 quilômetros por hora e deixando um rastro de destruição. Segundo informações do governo estadual e da Agência Brasil, seis pessoas morreram e 750 precisaram de atendimento médico até o início da tarde deste sábado (8). O município mais afetado foi Rio Bonito do Iguaçu, localizado a cerca de 400 quilômetros de Curitiba, onde a Defesa Civil estima que 90% da área urbana foi atingida. As estruturas de saúde da cidade estão colapsadas, e apenas um centro de atendimento permanece em funcionamento.
Foto: Ari Dias/AEN, reprodução do Portal Sociedade Online
Os feridos foram encaminhados a unidades de saúde locais, incluindo hospitais e uma faculdade em Laranjeiras do Sul. Casos mais graves foram transferidos para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava, com quatro pacientes submetidos a cirurgias. O governador Ratinho Jr. esteve em Rio Bonito do Iguaçu neste sábado e anunciou uma força-tarefa com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) para avaliar os danos e acelerar a reconstrução das áreas afetadas. A Defesa Civil calcula que cerca de 10 mil pessoas foram impactadas, com 28 desabrigados e mil desalojados.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou o envio de equipes da Defesa Civil Nacional e da Força Nacional do SUS para auxiliar nos trabalhos de acolhimento e reconstrução. Os profissionais, entre eles especialistas em saúde mental e logística, devem apoiar a retomada dos serviços de saúde e prestar assistência às vítimas. A previsão para os próximos dias indica queda nas temperaturas, com mínima de 11°C no domingo (9) em Rio Bonito do Iguaçu, o que pode agravar a situação das famílias que perderam suas casas.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online



