Luciano Reis Notícias

Informação com precisão

Confirmada primeira morte por dengue em 2026

Foto: Divulgação/Fiocruz

O avanço da dengue segue preocupando os agentes de saúde no Brasil. A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou, na sexta-feira (16/1), a primeira morte por dengue em 2026. O caso foi no município de Nova Guataporanga, a cerca de 680 km da capital. O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), informou em nota, que a vítima apresentou os primeiros sintomas no dia 3 de janeiro.

Embora a morte datada em 2026, o período pertence à Semana Epidemiológica 53 do ano de 2025, que se refere ao intervalo de 28 de dezembro do ano passado, a 3 de janeiro deste ano. Portanto, o caso é computado como 2025, para fins epidemiológicos.

Foto: Divulgação/Fiocruz

Na Bahia, não há registros de óbitos por dengue neste ano. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), informou que, em 2025 houveram 32.715 casos de dengue no estado, uma queda de 86% em relação ao ano anterior, que contabilizou 232.645 casos.

Para que o mosquito Aedes Aegypti não se espalhe, a pasta faz um alerta para os simples procedimentos de combate ao vetor. Entre as ações, que podem ser feitas diariamente, os cidadãos devem eliminar água parada, manter caixas d’água, tonéis e barris tampados, além de descartar o lixo corretamente em sacos plásticos bem fechados.

Foto: Divulgação/Fiocruz

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online