Luciano Reis Notícias

Informação com precisão

Vereadora Juci Cardoso propõe diálogo com o Executivo sobre legislações pendentes e reforça urgência no combate à violência contra as mulheres, em Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz/Câmara Municipal de Alagoinhas

Terça-feira, 24 de fevereiro de 2026, da Redação- Luciano Reis Notícias, às 22h37. Por Luciano Reis, DRT/8242-BA

Na sessão realizada nesta terça-feira, 10 de fevereiro, a vereadora Juci Cardoso apresentou proposta à Mesa Diretora para que a Casa provoque o Executivo Municipal a abrir diálogo no início do semestre, com o objetivo de discutir legislações pendentes e temas recorrentes que chegam ao Legislativo.

A parlamentar citou a Política Municipal de Inovação, que, segundo ela, vem sendo debatida por seu mandato desde a legislatura anterior e ainda permanece no Executivo sem ter sido encaminhada para apreciação da Câmara. Também mencionou a necessidade de reunião para tratar da demanda dos auxiliares de classe, defendendo atualização e reconhecimento da categoria, além da modernização do setor de compras para assegurar que expressões da cultura popular possam acessar recursos públicos de forma legal, sem depender de favores políticos.

Fotos – Jhô Paz/Câmara Municipal de Alagoinhas

Na sequência, destacou a importância de retomar o debate sobre eficiência energética, apontando impactos diretos no abastecimento de água em distritos como Riacho da Guia. “Não é mais tolerável que um distrito importante da nossa cidade, como é o Riacho da Guia, fique sem água e a justificativa recaia sempre sobre a questão das dificuldades da autarquia em relação à eficiência energética. Nós precisamos discutir isso”, afirmou.

Em outro momento do pronunciamento, a vereadora ressaltou que não poderia deixar de abordar, neste início de semestre legislativo, a questão do combate à violência contra as mulheres. Segundo ela, trata-se de uma pauta frequentemente defendida em períodos eleitorais, mas que perde prioridade após a posse dos mandatários.

A parlamentar apontou falhas estruturais na proteção às mulheres, destacando a ausência ou insuficiência de orçamento para o funcionamento adequado dos equipamentos públicos. Citou como exemplo a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), defendendo que o equipamento funcione 24 horas, e ressaltou que não há política pública eficaz sem recursos humanos financeiros.

“Cada vez mais as mulheres estão buscando ajuda, mas essa ajuda é negada. Se as Casas Legislativas não rediscutirem orçamento e políticas públicas que enfrentem essa violência que é cultural, continuaremos com os mesmos problemas”, declarou.

A vereadora também mencionou dados recentes do Anuário de Segurança Pública, apontando aumento nos registros de violência e subnotificações, além do crescimento dos casos envolvendo mulheres idosas. Ao final, reforçou a necessidade de ações institucionais concretas, especialmente por meio da destinação orçamentária adequada, para garantir a proteção das mulheres, “para além dos discursos e narrativas”, finalizou.

Para assistir a sessão na íntegra, clique no link: TV Câmara Alagoinhas

Fotos – Jhô Paz/Câmara Municipal de Alagoinhas

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, da Bahia e do Brasil, das 6h às 8h da manhã, no Jornal Digital News/Pauta Livre, na Rádio Digital FM 96,3, com Ailton Borges, Edney Santiago e Luciano Reis e das 12h às 13h no Jornal dos Municípios, de segunda a sexta-feira, com Edney Santiago e Luciano Reis.

Siga o site Luciano Reis Notícias no Instagram.

Acompanhe as principais informações de Alagoinhas e região, com Luciano Reis, para todo o Estado, na Rádio Sociedade da Bahia, 740 AM e 102.5 FM, nos Programas, Sociedade Urgente, das 6h às 8h da manhã, na apresentação de Adelson Carvalho, das 8h às 10h da manhã, no Balanço Geral com João Kalil e no Conexão Sociedade, com Jessica Smetak, das 10h às 12h, além do Show da Tarde, das 14h às 18h com Mateus Lucena, de segunda a sexta-feira.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas