Luciano Reis Notícias

Informação com precisão

Dino propõe punições mais rígidas para integrantes do Judiciário

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu o endurecimento das punições para crimes cometidos por integrantes do sistema de Justiça. A proposta foi apresentada em artigo publicado no domingo, 26 de abril, e abrange profissionais como juízes, promotores, advogados e servidores.

Entre as medidas sugeridas estão o aumento das penas para crimes como corrupção, peculato e tráfico de influência, além do afastamento imediato do cargo após o recebimento de denúncia. Dino também defende que em caso de condenação definitiva, a perda da função pública ocorra automaticamente, sem necessidade de novos processos administrativos.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro ainda propõe ampliar a tipificação do crime de obstrução de Justiça, incluindo qualquer tentativa de atrapalhar investigações ou processos. Ao justificar as mudanças, ele reconheceu a importância de órgãos como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas afirmou que os mecanismos atuais são insuficientes diante de práticas mais complexas no sistema.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online