Luciano Reis Notícias

Informação com precisão

São Francisco do Conde suspende festa do São João e São Pedro 2026

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Foto: Reprodução/site Unilab

A Prefeitura de São Francisco do Conde confirmou o cancelamento oficial das festas de São João e São Pedro para o ano de 2026. Com o decreto, o tradicional Arraiá Jóia do Recôncavo fica de fora do calendário oficial de eventos da cidade pelo segundo ano consecutivo. A decisão que suspende as atividades festivas foi publicada no Diário Oficial do Município.

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Foto: Reprodução/site Unilab

 A administração municipal explicou que o principal motivo para a suspensão é o cenário de instabilidade financeira enfrentado pela cidade, causado principalmente pela queda expressiva na arrecadação de impostos e nos repasses de verbas governamentais. A gestão destacou que, no momento, o planejamento orçamentário está focado em garantir a continuidade e a qualidade dos serviços públicos essenciais oferecidos à população.

 Embora a prefeitura tenha ressaltado o valor cultural e a tradição dos festejos juninos para a região do Recôncavo baiano, a equipe administrativa defendeu que o cancelamento foi baseado em critérios rigorosos de responsabilidade fiscal. Os gestores pretendem retomar a realização das festividades assim que houver sinais de recuperação na economia local.  

A crise fiscal na cidade não é recente. Em 2025, o município já havia iniciado cortes e contingenciamentos de despesas operacionais. A queda na arrecadação do ICMS naquele período foi diretamente relacionada a readequações nas operações da Refinaria de Mataripe, complexo industrial administrado pela empresa Acelen. (Zoomtv)

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde. Foto: Reprodução/site Unilab

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política