Informação com precisão

Avanço em cobertura vacinal: em Alagoinhas, 74% da população acima de 60 anos foi imunizada contra Influenza; campanha segue até o dia 23 de maio

A Prefeitura atingiu a marca significativa de 74% da população acima de 60 anos imunizada contra a Influenza, já na 1ª etapa da campanha nacional. Mesmo diante da distribuição fracionada das doses, que são encaminhadas via Governo Federal e repassadas aos municípios pelos estados, as equipes de saúde de Alagoinhas avançaram em cobertura vacinal, superando os anos anteriores e a média de outras cidades, com a imunização do público prioritário.

Foto: Divulgação/ Secom

No total, mais de 11 mil idosos foram imunizados. Entre os profissionais de saúde, também alvo da 1ª etapa da campanha de vacinação, a média é superior a 60%. Dos 3.779 trabalhadores da área, 2.298 já foram vacinados, até o momento.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, Alagoinhas tem adotado estratégias para imunizar o público-alvo, responder à alta demanda e evitar a aglomeração nos pontos de vacina.

“A Secretaria de Saúde de Alagoinhas implementou a estratégia de vacinação pela modalidade Drive Thru”, acrescentou Letícia Rodrigues, enfermeira sanitarista do município, que atuou no ponto rápido de vacinação estruturado na Estação de Transporte Alternativo, centro da cidade, onde equipes estiveram na manhã de terça (7) e quarta-feira (8).

A partir do dia 16 de abril, a imunização será aberta também para professores e profissionais de segurança e salvamento, em pontos que serão divulgados pelos canais institucionais da Prefeitura.

A vacina não é eficiente contra o coronavírus, mas auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a COVID-19, já que existem semelhanças entre os sintomas.

A campanha segue até o dia 23 de maio e a previsão é de que a reposição de imunobiológicos seja contínua para a imunização de mais de 41 mil pessoas até o final desse período.