Informação com precisão

13 prefeitos do Baixo Sul se unem para montar estrutura de combate ao coronavírus

O prefeito Ricardo Moura participou nesta semana de um encontro com prefeitos que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra), que compreende 13 municípios do Baixo Sul. O encontro, que aconteceu na cidade de Ituberá tratou da unificação das ações do combate ao coronavírus (Covid-19) na região do Baixo Sul da Bahia. Dentro do planejamento estratégico serão instaladas três unidade de atendimentos de referência em Valença, Gandu e Ituberá para acolher e tratar pacientes com sintomas da doença.

De acordo com o prefeito Ricardo Moura, Valença já possui uma unidade de Saúde para triagem da Covid-19, destinada a pacientes do município. A Secretaria de Saúde do município colocou o “Centrinho” localizado em frente à Santa Casa de Misericórdia para este fim, mas o município, assim como os demais da região precisam de unidades de atendimento que deverá ter a parceria do governo do Estado no sentido de equipar e dar condições de atendimentos para pacientes com a doença. De acordo com o presidente do Ciapra, Leandro Ramos, prefeito de Igrapiúna, o Estado não tem condição de atender a todos os municípios separadamente.

A Unidade de Gandu atenderá às cidades da Zona da Mata (Gandu, Ibirapitanga, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Presidente Tancredo Neves); a de Valença, onde será decidido por um espaço físico já existente ou a montagem de um hospital de campanha, atenderá também ao município de Cairu; e outra unidade em Ituberá, no Hospital Municipal, que atenderá Taperoá, Nilo Peçanha, Igrapiúna e Camamu.

Participaram da reunião, os prefeitos, Ricardo Moura, de Valença; Leandro Ramos, de Igrapiúna; Rosival Lopes, de Taperoá; Fernando Brito (representado por Italuana Guimarães, secretária da Saúde de Cairu); Carlos Azevedo, de Nilo Peçanha; Iramar Costa, de Ituberá; Leonardo Cardoso (Léo de Neco, de Gandu); Isravan Barcelos, de Ibirapitanga; Lázaro Andrade, de Teolândia; Everaldo Souza (Val, de Piraí do Norte) e Carlos Alberto (Kaká), de Wenceslau Guimarães. (infosaj)