Informação com precisão

Vereadores debatem crise dos campos terrestres de Petróleo em Alagoinhas

Na sessão ordinária realizada na terça-feira (28), na Câmara Municipal de Alagoinhas, foram promulgados os decretos legislativos que concedem Título de Cidadão Alagoinhense ao Sr. Jecimar Jacinto Simonassi, Sra. Maria Salete Farias Leite e a Sra. Fernanda Júlia (Onisajé).

Foto Reprodução: Câmara Municipal de Alagoinhas

Constaram no expediente e foram lidas as seguintes proposições, de autoria dos parlamentares: projeto de Lei nº 018/2020, que altera e dá nova redação ao artigo 58, da Lei nº 2.209/2013 (autoria: Francisco Thor de Ninha), e duas indicações para serem encaminhadas ao prefeito; nº 029/2020, solicitando a permanência de equipes de fiscalização e orientação durante todo o horário de funcionamento das agências bancárias e lotéricas como forma de prevenir e disciplinar a população sobre os riscos de contágio do covid-19 (autoria: João Henrique Paolilo) e nº 030/2020, solicitando providências no sentido de regularizar e/ou normalizar o fornecimento de água no Conjunto Alagoinhas lV, no bairro de Alagoinhas Velha, considerando a necessidade de impedir o avanço do covid-19 (autoria: Pastor Lins).

Além da atual situação do município em relação ao combate ao coronavírus (foi apontada a necessidade de maior fiscalização das medidas estabelecidas pelo decreto do governo), destacaram-se também entre os assuntos discutidos: contratos educacionais em vigor no município e salários dos servidores da saúde (terceirizados contratados).

Durante o pronunciamento dos parlamentares, o vereador Ozeas Menezes anunciou publicamente o seu afastamento da base do governo Joaquim Neto, pontuando: “Hoje encerra uma aliança.”. O parlamentar fez uma retrospectiva de suas ações, relembrando seus tempos de liderança do governo na Casa Legislativa, e anunciou a sua pré-candidatura à prefeitura de Alagoinhas.

O vereador Luciano Sérgio falou da sua preocupação com os campos terrestres, conhecidos como campos maduros da Petrobrás, e após a leitura de uma matéria sobre o tema, pontuou: “Não se trata de um assunto simples. É algo assustador…algumas cidades só sobrevivem por conta desses royalties”. O vereador Caio Ramos complementou: “Precisamos adotar um posicionamento contundente para que esses milhares de trabalhadores não percam seus empregos.”

O vereador Cleto da Banana parabenizou o governador Rui Costa pelo trabalho que vem sendo realizado, ressaltando que os municípios também estão procurando fazer a sua parte no combate ao coronavírus, discorrendo sobre os investimentos do governo do estado e da prefeitura na UPA de Santa Terezinha, que será inaugurada hoje.

A próxima sessão ordinária será realizada na quinta-feira, 30 de abril, no horário regimental, às 15h.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Ascom – Câmara Municipal de Alagoinhas.