Informação com precisão

Alagoinhas registra nova cura clínica da Covid-19

Alagoinhas registrou mais um paciente recuperado, após infecção pelo novo coronavírus. Equipes da Vigilância Epidemiológica comunicaram que o paciente do sexo masculino, diagnosticado como o 6° caso positivo da COVID-19, recebeu alta, na tarde de quarta-feira (6), do Hospital Couto Maia, na capital baiana, para onde havia sido transferido, no último mês. Recuperado, ele retorna a Alagoinhas – que soma agora 6 curas clínicas, entre os 8 pacientes diagnosticados com a doença infecciosa viral respiratória na cidade.

Foto: Ilustrativa

Ainda de acordo com a SESAU, o município aguarda um resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) para divulgar atualizações. Apesar do informe da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) ter apontado, na terça-feira (5), para um novo caso, em Alagoinhas, a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo Regional de Saúde da Macrorregião Nordeste solicitaram, ao LACEN, em Salvador, o reprocessamento da amostra coletada.

A Vigilância Epidemiológica do município esclarece que o paciente que aguarda o resultado tem 43 anos, é do sexo masculino, e teve a coleta para diagnóstico laboratorial realizada no dia 27 de abril. Enquanto aguarda o diagnóstico, o paciente permanece em isolamento, monitorado pelas equipes de saúde do município, assim como as pessoas com as quais teve contato. Os dados atualizados nesta quarta-feira (6) mostram que outros 10 pacientes fizeram o teste e aguardam resultados laboratoriais. No total, 47 pessoas estão em monitoramento pela Vigilância e 310 casos foram descartados, entre testagens negativas para COVID-19 e exclusões por critério de investigação clínico-epidemiológica.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que boletins epidemiológicos são disparados diariamente e que a Vigilância atua com o cumprimento, em integralidade, dos protocolos ministeriais. A SESAU salienta ainda que, como os dados são dinâmicos, à medida que as investigações epidemiológicas avançam, ou que saem os resultados laboratoriais, novos enquadramentos são estabelecidos, e comunicados de forma responsável e transparente. A recomendação da secretaria é para que a população adote as medidas preventivas preconizadas, como o uso obrigatório de máscaras. Novas informações podem ser divulgadas a qualquer momento.

Imagem divulgação/Secom

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.