Informação com precisão

Com esquema Drive Thru, Alagoinhas inicia nova etapa da campanha de Vacinação contra a Influenza

Em Alagoinhas, as equipes seguem mobilizadas para a imunização contra a Influenza. A Prefeitura deu início, nesta segunda-feira (11), à 3ª etapa da Campanha Nacional e, a partir de agora, professores e crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade também podem receber a dose da vacina.

Foto: Divulgação/Secom

Para facilitar o acesso e assegurar a imunização do novo grupo, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) mantém o esquema Drive Thru de vacinação, na Estação de Transporte Alternativo, onde equipes atuam das 8h às 12h. A vacinação será realizada também em unidades de saúde da zona urbana e da zona rural, a partir das 8h, e um ponto volante será estruturado, na terça-feira (12), na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET). A estratégia da SESAU visa reduzir a circulação do vírus Influenza e preservar os munícipes, evitando a aglomeração nos pontos de vacina. Todos os profissionais atuam com equipamentos de proteção individual e medidas de higiene nos locais de imunização.

Foto: Divulgação/ Secom

“É importante porque a gente está se prevenindo contra a H1N1 e, como estamos com a pandemia do coronavírus, caso alguém venha a apresentar os sintomas gripais, a gente já sabe que não é a H1N1”, destacou Lidsy de Oliveira Santos, que esteve, na manhã desta segunda-feira (11), na Estação de Transporte Alternativo, para a imunização das 2 filhas contra a Influenza.

Poliana Evangelista, que levou a filha para a imunização pelo sistema Drive Thru, também avaliou positivamente a iniciativa. “Fui muito bem atendida, gostei, foi bem rápido […] facilita muito, eu adorei. É melhor que no posto”, relatou.

Foto: Divulgação/ Secom

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação rápida, no interior do próprio veículo, faz parte da rede de cuidados para manter o distanciamento e reduzir o contato entre as pessoas, diminuindo os riscos de contágio, diante da pandemia do coronavírus. Embora não seja eficaz contra a COVID-19, as equipes de Vigilância apontam que a vacina facilita a triagem de pacientes e contribui para diminuir a circulação dos vírus respiratórios mais comuns, resguardando os grupos mais vulneráveis. As pessoas que perderam a 1ª e a 2ª etapa, mas se encaixam nos critérios da campanha, também têm direito à dose e ainda podem se imunizar.

Segundo a secretária de saúde, Rosania Rabelo, o município, que recebe os imunobiológicos via repasse do Governo Federal aos estados, tem avançado em cobertura vacinal, com estratégias para atingir o público-alvo. Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identidade e identificação profissional, no caso de professores e trabalhadores da saúde. A SESAU pede também, às pessoas que tiverem a carteira de vacinação, que apresentem o documento nos pontos de vacina.

Confira os pontos de vacinação:

📍

Drive Thru– Estação de Transbordo – Das 8h às 12h

📍
📍
📍
📍
📍
📍
📍
📍
📍
📍

ZONA URBANA – Das 8h às 16h
USF Nova Esperança
USF Praça Kennedy
USF Nossa Senhora de Fatima
USF Flávio Cavalcante
USF Lírio dos Vales
USF Nova Brasília
USF Urbis 3
USF São José Operário
USF Santo Antônio
USF Zona rural (atrás do Santíssimo)

📍
📍
📍
📍
📍
📍

ZONA RURAL – Das 8h às 15h
USF Riacho da Guia
USF Sauípe/ Disai
USF Estevão
USF Portões
USF Boa união
USF Miguel Velho

📍
📍
📍

De 11 a 15 de maio, vacinação também: USF Santa Terezinha / USF Pau Brasil / USF Sagrada Família

📍
📍

De 18 a 22 de maio, vacinação também: USF São Cristóvão / USF 21 de Setembro

Para quais públicos a vacinação também está aberta, além de professores e crianças de 6 meses a menores de 6 anos?
– Gestantes;
– Puérperas;
– Adultos de 55 a 59 anos;
– Portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e condições clínicas especiais (mediante apresentação de relatório médico);
– Funcionários do sistema prisional;
– População privada de liberdade;
– Jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
– Trabalhadores das forças de segurança e salvamento;
– Caminhoneiros;
– Idosos;
– Profissionais de saúde.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.