Informação com precisão

Ação desenvolvida em parceria da Prefeitura com a AABB Comunidade leva atendimentos de saúde a educandos em Alagoinhas

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram, nesta terça-feira, das 8h às 12h, na AABB Comunidade, onde educandos de 6 a 11 anos, assistidos pelo Programa Integração, tiveram acesso a atendimento médico, atualização da caderneta de vacinação, aferição de pressão e temperatura, pesagem e triagem odontológica.

Foto Divulgação: Secom

A iniciativa – que leva profissionais de saúde para a Associação Atlética do Banco do Brasil – faz parte de uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC).

Com mais de 20 anos de história, em Alagoinhas, o Programa Integração AABB Comunidade – que assiste a crianças em situação de vulnerabilidade social da rede pública de ensino e promove atividades lúdicas em modalidades como artes cênicas, artes plásticas, dança, práticas musicais, capoeira, canto e coral, futebol de campo e futsal, sempre no contraturno das atividades escolares – teve a rotina de ações socioeducativas modificada, diante da pandemia do coronavírus, mas, embora tenha tido interrompidas as práticas presenciais, não deixou de promover o acompanhamento para desenvolvimento pleno dos estudantes.

“O objetivo principal é estarmos cientes e acompanhando a saúde dos nossos educandos. Aqui a gente tem as modalidades, os complementos educacionais, a recreação, e é necessário também que a gente saiba como está a saúde do nosso educando”, afirma a coordenadora pedagógica do programa, Eliane Vila Flor, que destaca também a importância do apoio do poder público municipal.

“Fomos atendidos prontamente pela Secretaria Municipal de Saúde. (…) temos essa equipe de saúde maravilhosa e também a equipe da AABB Comunidade, de prontidão”. Ainda segundo a coordenadora, a “porta aberta” contribui para agilizar exames, regulação, atendimento médico, justamente com um programa que visa à inclusão, permanência e desenvolvimento pleno das crianças assistidas.

“Isso é muito importante”, conclui Eliane Vila Flor.Edileide Souza Lima, que levou a filha de 10 anos para a ação de saúde, avaliou positivamente o atendimento. Segundo ela, a AABB faz a diferença, e a filha, que há 4 anos participa do programa, se desenvolveu, sobretudo nas artes plásticas, depois do acompanhamento pelos profissionais do local.

“Nas artes plásticas ela desenvolveu muito”, pontuou a moradora, que completou, sobre o atendimento das equipes de saúde: “Ótimo. Fomos bem atendidas”.

Nesta quarta-feira (30), profissionais de saúde voltam à AABB e repetem a ação, que, desta vez, será voltada aos educandos de 12 a 18 anos incompletos.

No local, serão realizados atendimentos médicos, triagem odontológica, vacinação e pesagem, das 8h às 12h. A orientação é para que os pais e/ou responsáveis pelos educandos levem cartão SUS e caderneta de vacinação (quem tiver). O uso de máscara é obrigatório no local.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.