Informação com precisão

Estudantes da rede municipal recebem kits de material escolar em Alagoinhas

A Secretaria Municipal da Educação iniciou esta semana a entrega para todos os alunos da rede pública municipal, kits de materiais didáticos do ano letivo 2021, para realizarem as atividades escolares em casa.

Nesta terça-feira (18), o prefeito Joaquim Neto e o secretário da Educação, Gustavo Carmo, entregaram o material para os alunos da Escola Érico Veríssimo, localizada na comunidade Capoeira, zona rural da cidade.

Foto: Divulgação/Secom

São cerca de 14 mil kits com itens de qualidade, tudo preparado com muito cuidado, e com o objetivo de motivar os alunos nos seus estudos, para que mantenham vivo o sentimento de pertencimento à sua turma e a sua escola.“ Além de incentivar as crianças, a entrega dos kits escolares representa um alivio financeiro para as famílias. É dessa maneira que construímos uma educação democrática, agregando os nossos alunos, e fomentando o ensino de qualidade”, frisou o prefeito Joaquim Neto.

 

“Nesse período de suspensão das aulas presenciais é muito importante que façamos tudo que for necessário para que os estudantes se sintam motivados e continuem aprendendo, apesar de todas as dificuldades e limitações que a situação atual nos impõe”, defende o secretário da Educação Gustavo Carmo. “Isso precisa continuar acontecendo dentro de casa, e para que seja efetivo, o apoio e a colaboração dos pais, mães e/ou responsáveis e familiares dos estudantes são essenciais, assim como o acompanhamento de perto que está sendo feito pelos gestores e professores”, pontua.

A diretora da Escola Érico Veríssimo, Adalira Santana, está bastante satisfeita com a entrega dos kits para os seus 63 alunos. “As famílias e as crianças ficaram felizes porque a maioria passa por dificuldades, não têm mesmo condições de comprar, e a situação financeira piorou muito nesse período de pandemia”, comentou a diretora.

“Em nome da equipe Péricles Nogueira Magalhães agradeço imensamente ao secretário Gustavo, ao Prefeito Joaquim e a todos que contribuíram para garantir a entrega dos Kits aos alunos da nossa escola e todas do município. Foi muito gratificante ver a pureza e alegria das crianças ao receber o kit. Teve criança que ao receber ficou tão emocionada que abraçou a mochila como se fosse um tesouro e com curiosidade e encantamento abriu a mochila e seus olhos brilhavam ao ver cada item da mochila. Tiveram pais que saíram da roça pra ir buscar e mães que já estavam na escola para pegar o kit às 7 da manhã, pois já tinham compromisso para o dia. Sabemos que algumas crianças não têm condições para comprar todos aqueles materiais. Foi um dia maravilhoso, cheio de emoções e muita gratidão”, conta a diretora da unidade, Ana Célia dos Reis.

 

 

Jussara Oliveira, mãe dos alunos Leonardo Alves, do 4º ano e Paula Taunane, do pré-escolar, comprovou. “Facilitou bastante e, assim, as crianças não deixam de estudar”, disse a dona de casa.

Os materiais escolares estão sendo distribuídos para alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é direcionada àqueles que estão fora da indicada. Montados de acordo com a série e/ou segmento do aluno, entre os itens dos kits estão mochila, hidrocor, lápis de cera, lápis de cor, caderno grande, caderno pequeno, estojo, pincel, massa de modelar, tesoura sem ponta, lapiseira, caderno de desenho, cola, tinta guache, e garrafinha de água.

A entrega acontece nas creches e escolas, de forma organizada, obedecendo um cronograma definido e informado aos responsáveis pelos gestores das unidades, de forma a evitar aglomerações.

No momento da entrega dos kits, também estão sendo distribuídas aos pais e/ou responsáveis os exercícios impressos elaborados pelas escolas a cada 15 dias. O contato com os alunos tem sido feito via internet, por grupos de WhatsApp.A SEDUC aguarda finalização da construção de uma plataforma online própria, que vai aperfeiçoar as aulas remotas para os alunos da rede municipal, durante o período de suspensão das aulas presenciais.

 

 

Foto: Divulgação/ Secom

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom