Informação com precisão

Nova secretária de Saúde de Alagoinhas terá grandes desafios

Se currículo conta a favor, a nova secretária da Saúde de Alagoinhas vai colocar médico em todos os postos, aparelhar as USF com medicamentos e dotar a saúde municipal dos principais instrumentos para minimizar o sofrimento do povo, em meio a uma pandemia que parece não ter fim. Sua posse na manhã de hoje (1) na Faculdade Estácio, foi bastante concorrida. O cidadão alagoinhense é que vai poder avaliar se a troca de secretário foi importante ou apenas mais um jogo do tabuleiro, tão comum, mas só será impactante se houver mudanças radicais na estrutura da saúde, longe das mazelas e mais próximo da realidade do povo. É anseio do povo que uma cidade governada por um médico saia do campo da utopia e das falácias e realize o mínimo pela população. Médico e atendimento aos mais carentes, diminuindo a dependência do Hospital Dantas Bião para pequenos serviços médicos, dinamizando os setores importantes e dando uma nova vida, sem burocracia, à saúde pública.

 

Diz a nota da Secom sobre seu histórico profissional:

Laína Gabriele R. Passos Lobo tem 36 anos, é casada, mãe de dois filhos e enfermeira. É natural de Salvador e escolheu morar em Alagoinhas há 12 anos. Tomou posse do cargo executivo na secretaria de Saúde do município na manhã desta terça-feira (1º), no auditório da Faculdade Estácio.

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador, Laína se apresenta como militante do Sistema Único de Saúde (SUS) e municipalista. A nova gestora da pasta acredita na autonomia dos municípios e na descentralização da administração da saúde pública.

No currículo, possui pós-graduação em Saúde Coletiva com Ênfase no Programa Saúde da Família com título de Sanitarista; pós-graduação em Urgência e Emergência; Administração Hospitalar e Sistemas em Serviços de Saúde; Gestão em Saúde Pública; e Gestão do Processo de Trabalho em Saúde.

A experiência profissional de Laína soma 13 anos de atuação em Saúde Pública, Liderança de Equipe, Gestão em Saúde Pública e Gestão de Processo de Trabalho. Atuou nos municípios de Esplanada, Cardeal da Silva, Entre Rios, Alagoinhas, Irará, Catu e Santo Amaro.

No que diz respeito aos campos de atuação, a secretária é pesquisadora científica, enfermeira de Estratégia de Saúde da Família, coordenadora da Atenção Primária à Saúde; atuou em coordenação de Vigilância em Saúde, em diretoria geral de hospital municipal, em coordenação geral de Saúde; atuou também em diretoria de assistência à Saúde, assessoria técnica em planejamento, assessoria técnica em Gestão em Saúde e Secretaria de Saúde.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Vanderley Soares/Gazeta dos Municípios

Fonte: SECOM | Foto: Roberto Fonseca