Informação com precisão

Enfrentamento à Desinformação é tema de evento promovido pelo TRE-BA

De acordo com o Dicionário Priberam, desinformação significa “ato ou efeito de desinformar, de suprimir uma informação, de minimizar a sua importância ou de modificar o seu sentido; informação contrária à verdade, capaz de confundir ou de induzir ao erro”. Atento a este fenômeno, que tem impactos, inclusive, na democracia, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promove o evento virtual “Enfrentamento à Desinformação: o que você tem a ver com isso?”.

A atividade, proposta pela Comissão de Enfrentamento à Desinformação do Regional, será realizada no próximo dia 07 de junho, segunda-feira, às 10h, através da plataforma Zoom, com transmissão pelo canal do TRE-BA no Youtube e abertura feita pelo presidente do Tribunal, desembargador Roberto Maynard Frank.

O tema será debatido pelo coordenador digital de Combate à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Thiago Rondon, e pelo presidente da Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-BA, Victor Xavier. Assessora-chefe de Comunicação Social do TSE, Giselly Siqueira também vai participar do evento, mediado pela jornalista da Assessoria de Comunicação do TRE-BA, Carla Bittencourt.

De acordo com Victor Xavier, a ideia é que os trabalhos desenvolvidos no âmbito do TRE-BA relacionados ao enfrentamento à desinformação sejam ampliados. “Estamos atuando em várias frentes, com o aval e incentivo do desembargador e presidente, Roberto Maynard Frank. Uma delas diz respeito a qualificação do público interno, a mais debates a respeito do tema. Além disso, vamos trabalhar no hotsite, no quiz, em eventos com faculdades e escolas, sem deixar de levar em consideração as nossas manifestações nas redes sociais. Com isso, esperamos dar a nossa colaboração para a sociedade como um todo naquilo que toca a segurança do processo eleitoral e a liberdade do direito de votar”, pontua.

Ações

Além da criação de comissão específica, a Justiça Eleitoral baiana está desenvolvendo um hotsite para orientar o eleitorado sobre informações falsas; reativou o grupo de Whatsapp “Informação TRE-BA”, aberto aos seus servidores e colaboradores que queiram ser multiplicadores de informação de qualidade sobre os trabalhos realizados pelo Tribunal e que, em 2020, atuou para combater notícias falsas relacionadas às Eleições; vem participando de eventos, realizando atividades virtuais, produzindo e divulgando conteúdos a respeito do tema. (TRE-BA – Foto Reprodução)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Bahia na Política