Informação com precisão

Lives musicais promovidas pela Prefeitura fomentam o mercado cultural e valorizam os artistas locais em Alagoinhas

Movimentar a cultura da cidade e, principalmente, prover auxílio aos artistas locais. Foi esse o objetivo da “Live Cultural”, um projeto desenvolvido pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), em parceria com Fundação do Caminho e Conselho Municipal de Cultura, que proporcionou, com recursos próprios da Prefeitura, suporte técnico e financeiro aos agentes culturais que tiveram suas atividades diretamente impactadas e a renda fragilizada pelas medidas de distanciamento social adotadas por conta da pandemia.

Ecléticas, entre a quinta-feira (19) e sábado (21), as lives artísticas apresentaram 40 atrações e transitaram entre os mais diferentes estilos e gostos, desde o forró, pop/rock, reggae, MPB, axé, forró, blues ao Hip Hop. Foram aproximadamente 36 horas de shows e mais de 180 agentes culturais beneficiados, entre músicos e equipe técnica.

Transmitidas do Hotel Plaza, que cedeu a sua área de eventos, a população acompanhou as lives pela página do Facebook da Prefeitura e pelo canal do Youtube da Fundação do Caminho. No palco passaram artistas e bandas como a cantora Nágela Ramos, Hiran, Banda Apolo, Acarajazz & Abarablues, Eva Karise, Os Turunas, Coletivo do Rap, Café Pitta, Gil Cardoso, Kabação, Birão do Acordeon, Xinelo Baiano , Chiquinho, Forró Aceso e Zé Ribeiro. A programação das lives foi dividida em três diferentes eventos que já fazem parte do calendário de atividades culturais realizados pela Prefeitura, o Trem do Forró, a Vila de Santo Antônio e a Vila Alternativa.

O prefeito Joaquim Neto lembrou que o setor do entretenimento foi um dos primeiros afetados com a crise daCovid-19, já que os shows e eventos culturais foram suspensos. “Entendemos que ainda estamos em momento muito delicado para todos, e principalmente para os nossos músicos que estão impossibilitados de fazerem seus shows por conta das restrições da Covid-19. Por isto, movemos todos os esforços para auxiliar este setor, que provavelmente será um dos últimos a retomar as atividades como antes”, disse o prefeito, que na oportunidade, destacou o avanço da vacinação no município e a importância das pessoas completarem o ciclo de imunização e manterem todas as medidas de prevenção.

“ Além de proporcionar o acesso da população aos artistas da nossa cidade, sem precisar sair de casa, essa ação exalta e movimenta a cadeia produtiva cultural com rapidez e eficiência, contribui para a divulgação do trabalho dos artistas, e também é uma forma de manter nosso calendário tradicional de eventos”, afirmou a secretária da SECET, Iraci Gama.

Fotos: Roberto Fonseca (SECOM) e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET)

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom