Informação com precisão

Sessão Solene entrega medalha Zumbi dos Palmares a homenageados em Alagoinhas

Em cumprimento à resolução nº 276/09 que institui Sessão Solene Anual em comemoração ao Dia da Consciência Negra e ainda, em atendimento ao requerimento nº 058/2021 de autoria da vereadora Juci Cardoso, aconteceu na Câmara de Alagoinhas no dia 23 de novembro mais uma ação do Novembro Negro.

O presidente José Cleto proferiu um discurso e deu boas-vindas aos presentes: “Para mim e toda a nossa equipe é uma honra recebê-los aqui, nesta que é a Casa de Todos”, passando a palavra para a vereadora Juci que o agradeceu pelo apoio, destacando a sua parceria durante os 11 meses de mandato. Em seguida, convidou Dr. Moacir Lira, Pós-doutor em políticas públicas e psicólogo e Naira Gomes, antropóloga e pesquisadora, para compor a mesa.

Ao iniciar a fala, a vereadora Juci Cardoso ressaltou: “Não há mais o que explicar sobre a importância de pensar a sociedade antirracista. Não tem mais o que explicar. Nós estamos cansados de explicar porque ações e eventos como estes são importantes. As políticas públicas precisam ser pensadas na perspectiva da interseccionalidade, de classe, de gênero e também de raça. ”

 

Dr. Moacir Lira proferiu uma palestra pautando a sua apresentação na saúde da população negra e em como se deram as inserções do tema nas ações governamentais, trazendo à tona o quanto o racismo afeta a saúde física e mental.

Naira Gomes falou de preconceito e da importância da união na luta pela igualdade, destacando: “Estamos num lugar tão ruim que quem está lá em cima no posto mais alto não se preocupa com quem não parece com ele. Então, a gente tem que ter a capacidade de união, reunião, de rede de apoio”.

Foram homenageados com a entrega da medalha Zumbi dos Palmares no total 24 personalidades, entre elas, o poeta Jorge Galdino (in memorian) e o professor Gilvan Barbosa (in memorian). Os homenageados foram escolhidos pelos parlamentares e pelos parceiros: Grupo de estudo e pesquisa sobre alagoinhas – GEPEA, SECET e Centro de Cultura de Alagoinhas.

A medalha “Zumbi dos Palmares” é uma menção honrosa de reconhecimento às pessoas que se destacam na promoção do desenvolvimento social, político e econômico com ações relevantes à comunidade na promoção da igualdade racial e na luta por uma sociedade antirracista.

Na ocasião, realizaram apresentações os artistas: Atanael Barros, Nanda Lins, Mc Osmar, Márcio Poeta, Mestre Brito e o seu grupo de capoeira.

A gravação na íntegra está disponível através do link: https:https://www.youtube.com/watch?v=96lKXhgxSb0

 

Veja imagens abaixo: Fotos – Jhô Paz

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Mariana Villanova
Assessoria de Comunicação – Ascom
Câmara Municipal de Alagoinhas