Informação com precisão

1.600 estudantes da rede municipal realizam as provas do Saeb em Alagoinhas

As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) começaram a ser aplicadas na última segunda-feira (22), aos estudantes da rede municipal de ensino do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Os exames devem ser realizados por cerca de 1.600 estudantes, em 32 escolas, até o dia 3 dezembro, conforme cronograma estabelecido pelos responsáveis pela aplicação no Município. Os estudantes estão sendo avaliados em Matemática e Língua Portuguesa, e testes de ciências humanas e da natureza vão ser aplicados pela primeira vez para uma amostra de alunos do 9º ano.

 

Foto: SEDUC

 

Aplicado a cada dois anos, o Saeb é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), A partir das respostas à avaliação aplicada pelo sistema, é possível diagnosticar não apenas a situação educacional básica do país, como também os fatores que podem estar comprometendo o desempenho dos estudantes.

Além disso, o Saeb é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal levantamento sobre a qualidade do ensino no Brasil, informação necessária para a elaboração e aprimoramento de políticas educacionais.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Seduc, via Secom