Informação com precisão

Inmet emite alerta de chuvas intensas para parte do Extremo Sul

Itamaraju, um dos municípios baianos que mais sofreu com as chuvas, está localizado na faixa prevista

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo, 19, um aviso de chuvas intensas para uma faixa do território que se estende do Amazonas ao extremo sul da Bahia. Segundo o órgão, o grau de severidade é “perigoso”.

Itamaraju, um dos municípios baianos que mais sofreu com o temporal, está localizado na faixa prevista para chuvas intensas neste domingo, assim como outras cidades do extremo sul, do oeste e do sudoeste da Bahia.

Geólogos da Defesa Civil Nacional estão na cidade desde a sexta, 17, para avaliar os danos. Entre segunda-feira, 20, e terça-feira, 21, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas, com volumes entre 10 a 30 mm.

 

Geólogos da Defesa Civil Nacional estão em Itamaraju para avaliar os danos –

 

Ao todo, 14 pessoas morreram devido às fortes chuvas que atingiram as regiões sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. O balanço, divulgado na sexta-feira, 17, pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), atualizou ainda o número de feridos que também aumentou de 267 para 276.

Na quarta-feira, 15, haviam sido confirmados 12 óbitos. As duas novas vítimas faleceram em Jucuruçu, em datas não informadas. As mortes foram registradas nas cidades de Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Itaberaba (2), Itamaraju (3), Macarani (1), Prado (1), Amargosa (2) e Jucuruçu (3).

O órgão estima que 299.360 pessoas foram afetadas pelo temporal. Itamaraju, Jucuruçu, Prado, Itanhém e Medeiros Neto são algumas das cidades mais atingidas.

Até o momento, 63 municípios se encontram em situação de emergência. Segundo a Sudec, 7.402 pessoas ficaram desabrigadas e 21.564 ficaram desalojadas.

 

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com A TARDE