Informação com precisão

Vitória da Conquista – PT lança dobradinha quente: Alexandre Xandó e Radiovaldo Costa

Alexandre Xandó (PT), eleito vereador aos 31 anos de idade, exerce seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Vitória da Conquista com tanto sucesso, que obteve a legenda do partido para disputar uma cadeira na Câmara Federal, em dobradinha com outro destaque do PT, o ex vereador de Alagoinhas, Radiovaldo Costa, atual diretor de comunicação do SINDIPETRO/BA, que concorrerá a uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa da Bahia.

Alexandre Garcia Araújo (Alexandre Xandó), natural de Ilhéus – BA, iniciou sua militância no Movimento Estudantil da UESB, onde foi coordenador do Centro Acadêmico Ruy Medeiros, do Diretório Central dos Estudantes, e participou do processo de fundação do Levante Popular da Juventude.

Militante da Consulta Popular, tem atuação contínua junto ao MTD – Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos, MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores, MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, movimento LGBT, movimento de mulheres, Povo de Axé (religiões de Matriz Africana como Umbanda e Candomblé), Pastorais da Igreja Católica, e Igrejas Evangélicas que desenvolvem trabalhos sociais.

Advogado de Sindicatos de Servidores Públicos Municipais, foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB e é Professor Universitário do Curso de Direito da UNEB (Campus XX-Brumado). Possui Pós-Graduação em Novas Metodologias do Ensino Superior, Mestrado em Memória, Linguagem e Sociedade na UESB e estou no Doutorado no mesmo Programa. Outra área de atuação é a da cultura, tendo sido vocalista da banda Samba de Mesa, além de ser Capoeirista e integrante do Movimento Cultural Consciência Negra. Foi o segundo vereador mais votado da cidade, o primeiro mais votado do PT.

Radiovaldo Costa, considerado o político mais atuante da cidade de Alagoinhas, foi vereador por três legislaturas, candidato a deputado estadual e a prefeito, alcançando expressiva votação. Economista, trabalhador concursado da Petrobras na função de técnico de operação sênior, desde os 21 anos é um militante, tendo papel destacado em diversos movimentos sociais, não só na cidade natal, como em todo o Estado da Bahia, assim também nas ações em defesa da Petrobras por todo o Brasil.

Radiovaldo foi o vereador mais votado em Alagoinhas em 2004 e 2012. Em 2008 ficou em terceiro lugar. Candidato a deputado estadual em 2018, teve uma votação maior do que os cinco últimos eleitos, ficando na suplência por conta das coligações. Em 2020 foi candidato a prefeito de Alagoinhas obtendo 20,88% dos votos válidos, apesar de ter assumido a pré-candidatura apenas a três meses do pleito. O Partido dos Trabalhadores terá, portanto, uma dobradinha afinada e forte em Vitória da Conquista nas próximas eleições.

Sua Cidade em Revista