Informação com precisão

Vacinação de rotina infantil continua disponível nas Unidades de Saúde de Alagoinhas

De suma importância para prevenção de doenças, a aplicação precoce de imunizantes infantis continua sendo disponibilizados em Alagoinhas. Todas as vacinas do Calendário Nacional podem ser encontradas nas Unidades de Saúde Família (USF), das 08h às 11h.

Grande parte das vacinas que previnem doenças graves é administrada na infância. E pensando nisso, o município disponibiliza todas as vacinas: BCG; Hepatite A e B; Poliomielite 1,2,3 (VIP); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valente (Pncc 10); Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela (SCRV); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Meningocócica ACWY; Influenza.

A única vacina que não está inclusa na lista é a Pneumocócica 23-valente (Pncc 23), pois se trata de um imunizante especial que só é liberado pelo Centro de Referência em Imunos Especiais (CRIE) caso o paciente tenha indicação expressa, através de relatório médico.

Foto: Arquivo/SECOM

A Secretaria de Saúde (SESAU) possui uma equipe acolhedora e humanizada, com Enfermeiras, Técnicas de Enfermagem especializados em imunização. Possui atendimento de vacinação para todas as faixas etárias (bebês; crianças; adolescentes; adultos; gestantes; idosos); Vacinação domiciliar e Extra-muro (residências, condomínios, empresas, escolas); Consulta pre-vacinal gratuita; Vacinação em saúde ocupacional; Vacinação em saúde do viajante; Protocolo em casos de emergência.

Para manter a vacinação de rotina em dias é necessário possuir os seguintes documentos: Caderneta de Vacinação, Cartão SUS ou CPF e Documento de Identificação.

 

Vacina BCG

A vacina BCG, que protege contra a tuberculose, tem sua aplicação ideal com o bebê ainda na maternidade. Porém, de acordo com a Nota Técnica emitida pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis – Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado, o imunizante está sendo aplicado em regime de escala.

A vacina é indicada de rotina a partir do nascimento até antes de a criança completar cinco anos de idade. Indicada também para pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase.

  • Ouça de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã, na Rádio Ouro Negro FM 100.5, o Programa Primeira Mão para Alagoinhas, Catu e mais de 80 cidades, incluindo Litoral Norte e Agreste Baiano, Região Metropolitana e Salvador. Participe pelos telefones (75) 3199-0213- (71) 3838-8807- (71) 3641-6000.- (75) 9 8215-3827 (WhatsApp). Você pode ouvir também pelos aplicativos das Rádios Ouro Negro FM e Web 2 de Julho, no Rádios Net, além das lives na página da Rádio Web 2 de Julho, no Facebook: https://www.facebook.com/radio2dejulho e YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfYzDju7325ZmPFHb35mI9g

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias, com Secom.