Informação com precisão

População sofre com a falta de água na zona rural de Pedrão (BA)

Nas comunidades da Povoação, Água Verde e Bom Jesus, idosos, crianças, doentes, recém nascidos, sofrem diariamente com a falta de água, na cidade de Pedrão (BA).

Animais morrendo, muitos chegam a comprar água, porém a maior parte da população desempregada e sem renda fixa, segue no fim do ano com a falta de água para beber, lavar e para o próprio banho.

As prefeituras de cidades da Bahia que estão em situação de emergência por conta da estiagem prolongada estão sendo isentadas de pagar taxas para a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e o órgão está fornecendo carros-pipa para abastecimento.

Foto: Ilustração

Esta e outras medidas foram anunciadas pelo governo do estado, as ações são direcionadas aos 164 municípios com decretos vigentes. Cada município tem direito a pelo menos um carro-pipa ao longo de três meses. Outras 200 unidades de “pipinhas”, como são chamados os modelos de menor porte, foram entregues.

Infelizmente, a cidade de Pedrão não declarou estado de emergência e acabou não sendo contemplada e a zona rural é a mais atingida. Semanalmente ou quinzenalmente, a água distribuída não é suficiente para o trato das criações de gado, porcos, galinhas, na limpeza da manutenção da casa, além de molhar as plantas, bem como até mesmo na higiene pessoal.

“Nós, moradores das comunidades de Pedrão, estamos enfrentando uma crise hídrica severa. Há meses, as pessoas dessas localidades não veem uma gota de água de chuva e a Povoação há 18 dias sem o abastecimento do carro pipa, e a prefeitura parece não tomar nenhuma medida para resolver a situação,”lamentou uma moradora que preferiu não se identificar.

Segundo a população, crianças e idosos e doentes acamados são obrigados a tomar banho com restos de água de cisternas não tratadas , uma prática que traz riscos à saúde e à segurança desses grupos vulneráveis.

“Estamos pedindo água para beber ao povo da cidade. Cobramos direto dos órgãos e nada é resolvido”, relatam residentes da zona rural de Pedrão.

O repórter Leandro Moura do Luciano Reis Notícias, procurou os órgãos responsáveis pela distribuição da água e a Prefeitura de Pedrão para esclarecer, mas não obteve respostas até o fechamento da nota.

 

Da Redação- Luciano Reis Notícias