Por Luciano Reis, Radialista (DRT-8242/BA), da Redação, segunda-feira, 31 de março de 2025- 20h38 para o Luciano Reis Notícias
A pedido do Ministério Público do Estado da Bahia, a Justiça determinou que o Município de Catu promova a cirurgia corretiva necessária em um cachorro submetido a um procedimento veterinário malsucedido na cidade. Segundo o promotor de Justiça Samory Santos, autor da ação, no dia 19 de setembro de 2024, a Prefeitura de Catu contratou um profissional veterinário para realizar uma cirurgia ortopédica no cachorro de uma mulher que mora em Catu. No entanto, o procedimento resultou em graves sequelas, com o posicionamento incorreto do osso fraturado, causando sofrimento contínuo ao animal.
Na decisão, o juiz Gleison dos Santos determinou ainda que o Município providencie todo o tratamento médico pós-operatório incluindo exames e medicações necessárias para a recuperação do animal. A ação civil pública foi ajuizada pelo MPBA em benefício da tutora do animal, que teria buscado auxílio junto à Prefeitura, solicitando providências para custear o procedimento corretivo. “Entretanto, o Município manteve-se omisso, não adotando medidas concretas para reparar o dano causado”, destacou o promotor de Justiça.
O Município deverá ainda comprovar nos autos o cumprimento integral da decisão, apresentando documentação médico-veterinária. “O caso em análise revela, portanto, não apenas a prática de maus-tratos ao animal, mas também a omissão do Município em cumprir sua obrigação legal de zelar pela saúde e bem-estar dos animais sob sua gestão, motivo pelo qual se faz necessária a intervenção do Poder Judiciário para garantir a proteção ambiental e a integridade dos animais”, destacou o promotor de Justiça.
Faça parte do canal do Luciano Reis Notícias no WhatsApp clicando no link a seguir: Luciano Reis Notícias

Siga o Luciano Reis Notícias nas Redes Sociais:
Instagram Luciano Reis Notícias
Facebook Luciano Reis Notícias
YouTube: Luciano Reis Notícias
Acompanhe as principais informações do dia, de Alagoinhas, região, Catu, da Bahia e do Brasil, no Programa Primeira Mão, pela Rádio Ouro Negro FM 100.5, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h da manhã.
Participe pelo WhatsApp (75) 9 8215-3927.
Além da frequência forte 100.5 FM, você pode acompanhar o Programa Primeira Mão através das Redes Sociais abaixo, clicando nos links:
Rádio Web 2 de Julho/Facebook
Rádio Web 2 de Julho/Instagram
Rádio Web 2 de Julho/YouTube
Rádio Ouro Negro FM 100.5
Da Redação- Luciano Reis Notícias, via MPBA