O furto de cabos e equipamentos da iluminação pública causou um prejuízo superior a R$ 4,2 milhões aos cofres de Salvador em 2025, alta de 57% em relação a 2024. Os dados são da Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da Prefeitura.
O volume de material subtraído também cresceu no período. A metragem de cabos furtados passou de 38.177 metros, em 2024, para 48.280 metros em 2025, aumento de 26,5%.
Foto: Reprodução / PMBA
As ocorrências se concentram principalmente em Brotas, com maior incidência nos trechos das avenidas ACM, Juracy Magalhães, Vasco da Gama e Bonocô. Outras áreas afetadas incluem o entorno do Dique do Tororó, no bairro Tororó, e a região de São Cristóvão, abrangendo a BA-099, Boquira e o Complexo Viário.
Além do impacto financeiro, os furtos comprometem o funcionamento do sistema de iluminação pública, provocam instabilidade no serviço e afetam a mobilidade urbana e a segurança viária, especialmente em áreas de grande circulação. Segundo a Dsip, os recursos gastos na reposição dos materiais poderiam ser direcionados à ampliação e modernização da rede de iluminação da cidade.

Da Redação- Luciano Reis Notícias, via Sociedade Online




